Esta ação tem como ponto de partida as sinergias entre os programas Horizon Europe e a New European Bauhaus (NEB) estabelecidas entre diversos sectores com objetivos comuns no campo da neutralidade carbónica e smart-cities; maior adaptação aos efeitos das alterações climáticas nas cidades incluindo inundações e aumento do nível do mar; uso sustentável dos solos recorrendo a melhor gestão espacial; e prevenção de doenças e aumento da qualidade de vida através de estilos de vida saudáveis.
As propostas devem incluir os princípios-chave da iniciativa NEB (sustentabilidade, inclusão e estética), recorrendo à arquitetura, design e cultura como elementos essenciais para uma sociedade sustentável. As propostas devem apresentar soluções inovadoras e orientadas para resultados impactantes, mensuráveis e direcionados, capazes de responder a um ou mais desafios:
_ Desafios de adaptação ambiental e climática, riscos ambientais e climáticos, prevenção e resiliência;
_ Mudanças económicas e territoriais ligadas à transição verde;
_ Desafios sociais (pobreza, segregação, exclusão social, etc.);
_ Desafios ligados ao uso, preservação e reconversão da infraestrutura e património existentes;
_ Desafios demográficos (envelhecimento, migração, despovoamento, mudanças no mercado imobiliário devido ao turismo, etc.).
// Quem pode candidatar-se
Entidades privadas ou públicas, as autoridades locais, regionais e nacionais, a indústria e as empresas, incluindo as PME, as instituições de conhecimento e os cidadãos.
// Dotação para 2021
25 milhões de euros.
// Prazo de candidatura
De 28 set 2021 a 25 jan 2022 (17h00 CET).