Esta ação visa promover a inovação, a criatividade e a participação, bem como o empreendedorismo social em diferentes domínios da educação e formação, dentro de setores ou entre setores e disciplinas. Os Projetos Prospetivos são projetos de grande escala que visam identificar, desenvolver, testar e/ou avaliar abordagens (políticas) inovadoras com flexibilidade e adaptabilidade aos sistemas de educação e formação.
Apoiar projetos de cooperação transnacional que implementem um conjunto coerente e abrangente de atividades setoriais ou intersetoriais que visem:
_ Promover a inovação em termos de alcance, métodos e práticas inovadoras e/ou
_ Assegurar uma transferência de inovação (entre países, setores políticos ou grupos-alvo), garantindo assim a nível europeu uma exploração sustentável de resultados de projetos inovadores e/ou transferibilidade para diferentes contextos e públicos.
Os projetos apoiados têm de demonstrar capacidade para implementar os seus resultados inovadores à escala europeia e/ou serem capazes de os transferir para diferentes contextos temáticos ou geográficos.
// Atividades elegíveis
Lote 2: VET - Educação e Formação Profissional (EFP)
Estes projetos apoiam a implementação dos princípios e objetivos do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a Agenda Europeia de Competências, a Recomendação do Conselho sobre ensino e formação profissional para uma competitividade sustentável, justiça social e resiliência e a Declaração de Osnabrück sobre educação e formação vocacional como um facilitador da recuperação e transições justas para economias digitais e verdes.
// Prioridades obrigatórias
As propostas apresentadas no Lote 2 devem abordar uma das duas prioridades:
_ Prioridade 4: Microcredenciais para empregabilidade;
_ Prioridade 5: Melhorar a atratividade do Ensino e Formação Profissional (VET) através de parcerias e redes de fornecedores de EFP.
// Principais atividades
As principais atividades dessas Prioridades podem envolver (lista não exaustiva):
_ Pesquisa-ação, trabalho de mapeamento, produção de produtos setoriais ou intersetoriais em larga escala;
_ Atividades transnacionais de capacitação, como formação, análise de contextos de políticas, pesquisa de políticas, ajustes institucionais;
_ Atividades piloto para testar soluções inovadoras;
_ Eventos transnacionais de grande escala ou atividades de networking, setoriais ou intersetoriais;
_ Actividades de exploração para divulgação de resultados junto da comunidade ou sector educativo;
_ Atividades de think-tank, pesquisando e experimentação de ideias inovadoras.
// Candidatos elegíveis
As parcerias devem ser compostas por uma mistura de organizações públicas e privadas que combinem investigadores, profissionais e parceiros com capacidade de alcançar os decisores políticos.
O consórcio deve incluir pelo menos 6 candidatos (coordenador e sócios de pleno direito) de um mínimo de 3 Estados-Membros da UE ou países terceiros associados ao Programa.
As entidades afiliadas não contam para os critérios mínimos de elegibilidade para a composição do consórcio. Para pelo menos 3 países elegíveis, o consórcio deve incluir, por país: pelo menos 1 empresa, indústria ou organização representativa do setor, e pelo menos 1 entidade de educação e formação vocacional ou organização representativa (pelo menos secundário e/ou superior).
// Duração do projeto
Até 36 meses
// Financiamento
Financiamento total: 35.000.000 €
Financiamento por projeto: 1.500.000 €
Taxa de financiamento: 80%
// Prazo para apresentação de candidaturas
As candidaturas devem ser formalizadas até 15 março 2023, 17h00 CET