Este aviso do programa Horizonte Europa apoia propostas no âmbito da economia circular e da bioeconomia que contribuam para: i) melhorar a sustentabilidade industrial europeia, a competitividade e a independência de recursos, e ii) melhorar os benefícios para os consumidores e cidadãos.
// Resultados esperados
_ Maior implantação e impacto de soluções digitais avançadas (por exemplo, através de IA, robótica, IoT e blockchain) em empresas circulares, incluindo gestão e reciclagem de resíduos;
_ Emergência de novas cadeias de valor em larga escala utilizando recursos reciclados e/ou reciclados, por ex. através da simbiose industrial;
_ Aumento das taxas de reciclagem e reciclagem para os fluxos de materiais visados;
_ Aumento da utilização de material reciclado e reciclagem para novos produtos de maior valor;
_ Aumento da eficiência dos recursos ao longo e através das cadeias de valor, causando uma redução mensurável nas emissões de GEE e outras poluições ambientais e um aumento nas remoções de carbono;
_ Aumento da difusão de novas práticas empresariais circulares, em particular na adoção da reparação, reutilização e (re)fabricação, mas também de práticas que fazem parte da economia partilhada.
// Alcance
O novo Plano de ação para a economia circular (CEAP) destaca os plásticos como um dos quatro fluxos de materiais e produtos particularmente importantes no que diz respeito ao seu potencial de circularidade e à sua pegada ambiental. Os défices de circularidade nestes fluxos devem-se principalmente a: (I) falta de confiança nas matérias-primas secundárias; (II) falta de controlo sobre as cadeias de abastecimento; (III) falta de foco na eficiência dos materiais e no design para a circularidade; (IV) vidas úteis insustentáveis dos produtos; (V) falta de serviços de reparo; (VI) diferença de preços entre materiais primários e secundários;(VII) falta de mercados de materiais secundários;(VIII) sistemas de recolha e triagem insuficientes; (IX) qualidade insuficiente e imprevisível dos insumos para reciclagem; (X) informação insuficiente sobre a qualidade e quantidade de materiais, incluindo conhecimento sobre possível poluição por microplásticos e substâncias preocupantes, (XI) falta de comunicação ao longo do ciclo de vida entre fabricantes e recicladores; (XII) falta de envolvimento e capacitação dos cidadãos que permitiriam compras ambientalmente informadas.
Esta call promovida no âmbito do cluster 6 do Programa Horizonte Europa abrange soluções circulares seguras e integradas a nível territorial e setorial, para importantes fluxos de materiais e cadeias de valor de produtos, tais como i) têxteis, ii) eletrónica, iii) produtos químicos, iv) embalagens, v) turismo, vi) plásticos e construção, e vii) setores-chave da bioeconomia. Em sinergia e complementaridade com a parceria da UE para uma economia azul com impacto neutro no clima, sustentável e produtiva e com a missão da UE «Restaurar os nossos oceanos e as nossas águas até 2030».
// Quem se pode candidatar
Entidades publicas e/ou privadas; organizações internacionais pertencentes a países do Horizonte Europa ou países associados do programa.
// Composição do consórcio
No mínimo 3 entidades representantes de 3 Estados membros diferentes.
// Orçamento
10.000.000,00€ (montante que visa financiar 2 projetos)
// Taxa de financiamento
Financiamento a 70% (entidades no geral) / Financiamento até 100% (entidades sem fins lucrativos)
// Data limite – Submissão em duas fases22 fevereiro 2024 - 17:00 (hora de Bruxelas)
17 setembro 2024 - 17:00 (hora de Bruxelas)
NOTA: Na primeira fase de uma submissão em duas fases, os candidatos serão solicitados a apresentar apenas uma candidatura preliminar (que será avaliada em função de apenas dois critérios de atribuição: Excelência e Impacto). Os candidatos selecionados serão convidados a submeter uma candidatura completa para a segunda fase (que será avaliada em função de todo o conjunto de critérios de adjudicação).
// Ponto de contactoEquipa do Cluster 6 Programa Horizonte Europa:
Cluster_6@anipt.onmicrosoft.com