A European City Facility - EUCF é uma iniciativa europeia que agrega municípios / autoridades locais detoda a Europa e que visa apoiar e acelerar os investimentos em energia sustentável ao nível local. A EUCF financia serviços e atividades para apoiar o desenvolvimento de estudos de viabilidade (técnica), análises de mercado, análises jurídicas, económicas e financeiras, análises de risco e outras tarefas de apoio. A subvenção não se destina a financiar investimentos diretamente. É usada para aceder a serviços e desenvolver um conceito de investimento, que pode abrir portas para outros investimentos subsequentes (como investimentos privados).
Objetivo finalConstruir um pipeline substancial de projetos de investimento em energia sustentável entre municípios, autoridades locais e entidades públicas locais de toda a Europa. Cumprir isso exigirá inovação organizacional, técnica e financeira, em particular para aumentar a capacidade de resposta de municípios de pequeno e médio porte.
Quem se pode candidatar
Municípios, autoridades locais e entidades públicas locais dos 27 Estados Membros. Candidatos têm de apresentar um plano energético e/ou para o clima.
Consórcios
As autarquias/autarquias locais são fortemente encorajadas a juntar esforços e recursos e apresentar candidaturas conjuntas, de forma a aumentar a ambição da candidatura e aumentar as hipóteses de sucesso.
Financiamento
60.000 euros em forma de subvenção.
Financiamento Região Sul da Europa
De 1 a 44 M euro para investir em 24 candidaturas provenientes do Chipre, Grécia, Itália, Malta, PORTUGAL, Espanha.
Data limite
30 de junho de 2023 (17:00:00 CET)