Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Financiamento da UE para PME mais sustentáveis, inovadoras e digitais - candidaturas encerradas

Turismo sustentável

10.09.2023

"RESETTING: 3.ª Call for Tourism SMEs" - candidaturas até 10 setembro 2023.

​​// Objetivos
O projeto RESETTING - Relaunching European smart and SustainablE Tourism models Through digitalization and INnovative technoloGies - visa facilitar a transição para modelos operacionais mais resilientes, circulares e sustentáveis das empresas de turismo europeias, através do teste e integração de tecnologias inovadoras e digitalmente orientadas. Pretende-se apoiar soluções que reduzam encargos desnecessários, melhorem a qualidade da experiência turística, contribuam para a descarbonização do setor do turismo e, em última análise, para um crescimento económico mais inclusivo para PME e residentes. Através deste projeto procura-se construir uma rede entre pequenas e médias empresas do setor do turismo de regiões de 5 países europeus - Albânia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal.

Os quatro objetivos identificados pelo projeto são:

_ Apoiar as PME do turismo que vão receber apoio financeiro. através de financiamento em cascata,  para melhorar as suas capacidades técnicas e promover a sua transformação digital.
_ Permitir às PME do turismo uma transição para modelos de negócio mais resilientes, inovadores, circulares e sustentáveis que agreguem mais valor ao produto/serviço das empresas, com uma menor pegada ecológica.
_ Promover a transferência transnacional de conhecimento de forma a replicar modelos e manter a sua continuidade após a conclusão do projeto.
_ Ajudar a acelerar a descarbonização das PME para contribuir para um crescimento económico mais inclusivo tanto no setor do turismo como nos residentes dos destinos.

O objetivo final é aumentar os níveis de competitividade das PME, oferecendo produtos turísticos mais personalizados, eficientes e eficazes, melhorando a qualidade dos seus serviços.

// Destinatários
_ Qualquer PME de turismo que cumpra os seguintes três requisitos pode submeter o seu plano de ação para financiamento ao abrigo deste convite:
(I) Ser uma pequena e média empresa (PME) conforme definido pela recomendação da UE2003/361;
(II) ser uma PME de turismo com CAE (Nace codes I55 and N79);
(III) estar registada em: Portugal; província de Tarragona (Espanha); província de Heraklion (Grécia); Tirana, Vlora, Shkodra, Gjirokastra, Fieri, Berati ou Korça (Albânia); municípios costeiros da região de Marche: San Benedetto del Tronto, Grottammare, Cupra Marittima, Pedaso e Porto San Giorgio (Itália)
_ Só é aceite uma candidatura por PME. Caso a mesma empresa apresente mais do que uma candidatura, será considerada a candidatura mais recente.

// Atividades elegíveis para o plano de ação das PME
_ Despesas de deslocação, registo e alojamento com vista à participação ativa das PMEs em atividades como cursos de formação, workshops, visitas de estudo, sessões de coaching, matchmaking, aprendizagem entre pares, eventos de partilha de conhecimentos, etc.
_ Inovação digital e investimentos em turismo inteligente, que podem incluir:
I) Serviços de consultoria e capacitação, por exemplo, no mapeamento de necessidades específicas relacionadas com a digitalização / inovação a serem abordadas por uma PME individual, bem como serviços de consultoria em áreas específicas - nas quais a equipa do consórcio possui experiência, como Augmented e Realidade Virtual, Deteção de Multidões, Ferramentas de turismo sustentável baseadas em Drones e Beacon. 
II) Capacitação dos trabalhadores para digitalizar as operações das PMEs, etc.
III) Adaptações para melhorar a possibilidade de cooperação com outros atores da cadeia de valor na área da digitalização, inovação, novas tecnologias ou turismo inteligente, incluindo custos de normalização.
IV) Custos relacionados com a adaptação de procedimentos operacionais, documentação, recolha de dados, etc.

Notas:
_ Não são elegíveis investimentos em infraestruturas, incluindo energia, geradores de backup, sistemas de controlo de surtos, conectividade (cabeamento), hardware e software.
_ o conjunto de atividades deve fomentar a cooperação transnacional e transfronteiriça em digitalização, inovação, novas tecnologias e turismo inteligente.

// Prazo de execução
6 meses.

// Financiamento
Entre 7 e 9 mil euros por projeto e em função da proposta do plano de ação apresentado na candidatura.
 
// Ponto de informação

// Data limite para submissão de propostas
10 de setembro de 2023 (23h59 CET).
​​​​

  • Aviso
  • Financiamento
  • União Europeia
  • Comissão Europeia
  • Empresas
  • PME
  • Digital
  • 2023
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image