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Financiamento da UE para a criação de um hub de conhecimento no âmbito da gestão de dados e data intelligence - candidaturas encerradas

Dados e estatísticas

26.04.2023

Financiamento para a criação de um hub de conhecimento "Centro Europeu de Business Intelligence para o Turismo".

​​​​​​​​​O Centro Europeu de Business Intelligence para o Turismo terá a tarefa de oferecer apoio comercial e de inteligência aos organismos de promoção turistica / DMOs em toda a UE e, opcionalmente, a PMEs do turismo, através de uma série de ações relacionadas com análise e gestão de dados e desenvolvimento de acesso digital à oferta europeia em turismo.

Resultados pretendidos:
_ Contribuir para o upskilling dos organismos de promoção turistica / DMOs na aquisição, utilização, gestão e estratégias de negócio baseadas em dados, através da utilização e reutilização dos dados disponíveis (incl. big data), informação e indicadores;
_ Fomentar a cooperação no futuro espaço europeu de dados para o turismo;
_ Preencher o futuro espaço europeu de dados turísticos com informação digital de ofertas turísticas em vários Estados-Membros, com base em definições abertas;
_ Partilhar boas práticas através da divulgação de exemplos concretos de compartilhamento de dados público-privados que funcionem bem e criações de conjuntos de dados abertos entre as partes interessadas nos destinos.

A lista de tarefas pode incluir:
_ Visão geral das principais necessidades e usos de dados por destinos e principais players do mercado único, centralizando assim o conhecimento e o acesso a big data para uso de DMOs;
_ Manter a visão geral acima mencionada atualizada e de fácil consulta para DMOs;
_ Rever as estratégias existentes e desenvolver uma abordagem europeia para descrever a oferta turística com um vocabulário partilhado que possa ser usado para marketing e pesquisa de oferta turística online;
_ Desenvolver uma plataforma baseada em padrões abertos onde DMOs e empresas de turismo da UE possam disponibilizar e encontrar suas ofertas turísticas a nível europeu, seguindo o princípio "uma vez só" da perspetiva do provedor de serviços turísticos;
_ Identificar dados-chave para a gestão de destinos e negócios turísticos, com atenção especial aos objetivos de competitividade e sustentabilidade, e aprimorá-los para fornecer aos DMOs (e à indústria do turismo da UE) através de ferramentas fáceis de usar para decisões estratégicas e monitorizar melhorias na sustentabilidade e resiliência dos destinos.
_ Com vista a estabelecer boas práticas e procedimentos relacionados com a recolha de dados e aquisição, utilização e reutilização de big data que serão úteis para tornar operacional um futuro espaço de dados da UE para o turismo e de uso imediato para as partes interessadas no sector do turismo. Esta ação pode ser realizada em cooperação com o Centro de Apoio à Partilha de Dados estabelecido pela Comissão Europeia. Uma vez criado o espaço de dados da UE para o turismo, esta ação pode ser interligada ou integrada nele;
_ Apoiar DMOs e, opcionalmente, empresas de turismo da UE, no desenvolvimento de capacidades no que diz respeito à análise de dados e inteligência de negócios. Esta ação poderá incluir a divulgação dos princípios definidos no Código de Conduta para a partilha de dados no turismo, atualmente em preparação pelos stakeholders e previsto para o verão de 2023.

Condições para se candidatar:
_ Ser pessoa jurídica (órgãos públicos ou privados);
_ Estar estabelecido num dos países elegíveis, ou seja, pertencer a um dos Estados-Membros da UE (incluindo países e territórios ultramarinos (PTU))

Financiamento:
3.000.000 euros.

Data-limite:
26 de abril de 2023.

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