Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Financiamento da UE para a digitalização das PME de turismo - candidaturas encerradas

Empresas

30.11.2022

​​​​​​​Financiamento da UE para Pequenas e Médias Empresas do turismo no âmbito do projeto DIGITOUR: "Boosting the tourism sector in Europe through digital tools and innovation: projeto DIGITOUR".

​​​​​​​​​​​​​​​O DIGITOUR, um projeto financiado através da Agência Executiva para Pequenas e Médias Empresas (EASME) / Comissão Europeia, no âmbito do Programa COSME COS-TOURINN-2020-3-04, ​pretende impulsionar o setor de turismo na Europa por meio de ferramentas digitais e inovação. Este projeto tem como objetivo aumentar a competitividade e a resiliência das PME do setor do turismo na Europa e capacitá-las para dar resposta aos novos desafios do setor através da capacitação digital, do apoio a ideias e soluções inovadoras sustentáveis e da promoção de parcerias transfronteiriças e transetoriais.

Evidencia-se o financiamento através do Voucher 2 - Voucher de Colaboração em Inovação para grupos de PME, que prevê o desenvolvimento de consórcios entre empresas do setor do turismo que apostem em serviços/produtos inovadores. As empresas portuguesas podem entrar como parceiras nos consórcios desenvolvidos pelo projeto DIGITOUR. 30 de novembro de 2022 é a data limite para manifestação de interesse.

// Contexto

As PME são a espinha dorsal do setor do turismo na Europa (representando 90% das empresas do setor), pelo que desempenham um papel crucial na inovação e relançamento do setor. As PME foram as mais atingidas pela pandemia de COVID-19 e atualmente enfrentam uma aguda crise de liquidez, com perdas que chegaram a 85% para hotéis e operadores turísticos e agentes de viagens (COM/2020/550 final​).

Para se manterem competitivas nos próximos anos, as PME precisam de apoio por forma a se adaptarem aos novos desafios e encontrarem soluções inovadoras com vista a uma gestão eficiente e sustentável. Para o desenvolvimento de novos produtos e serviços é fundamental uma visão sustentável, a comercialização e promoção adequada da oferta às necessidades dos clientes-alvo.
​​
As ferramentas e tecnologias digitais podem ajudar as PME neste esforço, no entanto, o nível de competências e conhecimento de tais ferramentas não é distribuído igualmente entre as PME europeias nem entre os ecossistemas do turismo. As PME do turismo são, muitas vezes, empresas familiares que encontram dificuldades em aceder a ferramentas digitais e em inovar. Além disso, o setor é complexo e altamente fragmentado, com muitos atores diferentes (incluindo fornecedores de serviços e informações offline e online, agentes de viagens e operadores turísticos, fornecedores de alojamento, organizações de gestão de destinos, atrações turísticas e atividades de transporte de passageiros). A cooperação entre esses atores é particularmente desafiadora, especialmente para as PME, bem como a cooperação com outras indústrias, como as do ecossistema digital e tecnológico.

// Objetivos específicos do projeto

_ Melhorar as competências e capacidades digitais das PME do setor do turismo e aumentar o seu conhecimento sobre ferramentas/tecnologias digitais através de formação e aconselhamento individual (pelo menos 100 PME serão apoiadas através de vouchers individuais de qualificação e capacitação – Voucher 1).

_ Impulsionar ideias inovadoras e soluções digitais por parte das PME do turismo para melhorar a oferta de produtos e serviços e a gestão, marketing e promoção das empresas, no sentido de promover uma melhor adaptação aos novos desafios do setor do turismo (pelo menos 19 projetos de grupos de PME, envolvendo no mínimo 38 PME, serão financiados através de vouchers colaboração em inovação – Voucher 2).

_ Fomentar parcerias intersetoriais e transfronteiriças entre as PME e partes interessadas do setor do turismo e fornecedores de soluções inovadoras, digitais e inteligentes e novas tecnologias (pelo menos 138 PME estarão ligadas a fornecedores de soluções e tecnologias digitais e estarão em contacto com os seus pares em pelo menos 12 países; pelo menos 19 projetos colaborativos serão lançados, trazendo as PME do turismo para cooperar entre si e com fornecedores de soluções inovadoras, digitais e inteligentes e novas tecnologias).

// Em que consiste o projeto

_ Apoio financeiro a PME através de dois tipos de vouchers​
> Voucher 1
Voucher de Requalificação e Capacitação para PME individuais que pretendam aumentar as suas competências e conhecimentos de ferramentas e tecnologias digitais para promover a sua competitividade e expansão.
Podem participar as PME de turismo, a nível individual, com baixo nível de maturidade digital, estabelecidas num ​dos países parceiros do DIGITOUR (Itália; República Checa/Chéquia; Espanha; Sérvia; Bulgária; Alemanha; França e Dinamarca).
Prazo para apresentação de propostas: 31 de março de 2023​, 17h00 CET (hora de Bruxelas)
> Voucher 2
Voucher de Colaboração em Inovação para grupos de PME que pretendam cooperar em projetos inovadores a nível nacional ou que promovam a cooperação entre as PME do turismo e também entre as PME do turismo e o ecossistema digital transnacional.
Podem participar consórcios. Os consórcios devem ter uma constituição de acordo com o indicado no convite à apresentação de propostas.

_  Fomentar a cooperação entre as PME de turismo e entre PME de turismo e o ecossistema digital, ao nível territorial e transfronteiriço ao longo de todo o projeto, através de eventos e também através do estabelecimento de uma plataforma B2B para facilitar matchmaking e aprendizagem entre pares.

_ Oferecer apoio contínuo de mentoria e tutoria para participantes de PME do turismo, incluindo apoio técnico à incubação, aceleração, ampliação e monitorização do impacto do projeto nas suas atividades.

_ Avaliar o nível de prontidão digital das empresas participantes e monitorizar os impactos ao nível de digitalização, fornecendo recomendações para além do projeto.

_ Fomentar networking a nível europeu oferecendo às PME acesso a plataformas e redes de colaboração internacional (a Enterprise Europe Network, a plataforma europeia de colaboração de clusters e redes regionais e nacionais específicas dedicadas à inovação no turismo).

_ Fomentar Parcerias Público-Privadas (PPP) no ecossistema do turismo, promovendo o encontro entre os organismos públicos e as PME participantes.
 
// Sobre o Voucher 2 - Voucher de Colaboração em Inovação para grupos de PME

_ Prazo para apresentação de propostas: 30 de novembro de 2022, 17h00 CET (hora de Bruxelas)
_ Duração dos projetos: 11 meses. As atividades serão concluídas até 30 de novembro de 2023.
_ Tipo de consórcio: Os consórcios devem ser constituídos por um mínimo de 2 parceiros e um máximo de 5. Os consórcios devem ser compostos por PME de turismo que estejam em conformidade com os Códigos NACE identificados na Parte II (Página 4) do presente convite à apresentação de propostas. Os coordenadores do projeto (ou seja, candidatos) devem estar sediados em um dos países parceiros DIGITOUR listados na página 6 do mencionado documento; no entanto, os coordenadores podem envolver na sua parceria entidades estabelecidas em qualquer Estado-Membro da UE ou país terceiro que participe no programa COSME. As PME premiadas selecionarão e pagarão por serviços de formação e consultoria oferecidos por provedores de tecnologia listados na plataforma DIGITOUR.
_ Atividades elegíveis:
Os consórcios podem implementar uma ou mais das seguintes atividades (lista indicativa): 
_ implementação de soluções digitais para PME do turismo; 
_ desenvolvimento de projetos tecnológicos inovadores e digitais para a valorização multifuncional do património territorial e cultural para fins turísticos; 
_ pacotes digitais personalizados para turistas, de interesse internacional e com experiências intersetoriais, a serem promovidas online através de ferramentas inovadoras e a serem oferecidas como serviços permanentes através dos canais digitais das PME; 
_ projetos altamente inovadores envolvendo realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) com efeitos positivos no turismo. 
_ Financiamento por projeto: máximo de 20.000 euros por consórcio. No entanto, a subvenção por PME nunca poderá ultrapassar o valor de 10.000 euros - por exemplo, em consórcios de dois parceiros o valor de 20.000 não pode ser dividido em 15.000 euros por uma PME e 5.000 euros para a outra.

​Todas as PME premiadas serão apoiadas durante a implementação por meio de mentoria e apoio de tutoria fornecidos por parceiros responsáveis. Todas as PME cooperarão com os atores do ecossistema digital, envolvendo-os durante a implementação, também graças à plataforma B2B do projeto que facilitará a troca e o matchmaking. Para monitorizar o impacto dos vouchers nas PME, está previsto um WP (Work Package) específico (WP4). Isso inclui uma avaliação inicial da capacidade digital das PME beneficiárias e uma avaliação final. A monitorização será assegurada durante todo o período do projeto.

// Orçamento total
_ 480.000 euros, dos quais 100.000 euros para o Voucher 1 e 380.000 euros para o Voucher 2.

​​​

  • Aviso
  • PME
  • Turismo
  • Inovação
  • Digital
  • Empresas
  • Portugal
  • COSME
  • União Europeia
  • Comissão Europeia
  • Parcerias
  • 2022
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image