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Programa de formação "Crisis Management and Governance in Tourism" - candidaturas encerradas

Formação

15.09.2023

Estão abertas as candidaturas a programa de formação sobre “Crisis Management and Governance in Tourism”, no âmbito do Programa Mercado Único (Single Market Programme - SMP), promovido pelo Conselho Europeu de Inovação e a Agência Executiva das PME (EISMEA).

​​​​​​​​​O objetivo geral é melhorar a governança do ecossistema do turismo na União Europeia (UE), e torná-lo mais resiliente e preparado para resistir, gerir e mitigar crises. Para tal, este projeto visa a criação de um grupo que abrange pelo menos 50 destinos e 5 associações profissionais transfronteiriças e especialistas/ peritos em serviços de assessoria para situações de crise. Com o apoio de um grupo de especialistas será realizado um Plano de Ação feito à medida capaz de dar resposta a crises no futuro.

Entre os objetivos específicos do projeto destacamos:
_ Recomendar mudanças nas estruturas e processos que possam melhorar a capacidade da UE para detetar crises que afetam o ecossistema turístico europeu numa fase inicial, bem como prevenir, mitigar e gerenciá-los;
_ Apoiar a governação do turismo e o desenvolvimento da resiliência a vários níveis;
_ Ajudar destinos e setores: (I) a avaliar seu perfil de risco; (II) apontar possíveis deficiências em termos de consciência de risco, preparação para crises e gestão, bem como (III) elaboração de um Plano de Ação para melhorias do sector.

Benefícios para as entidades participantes:
As entidades que participam neste projeto irão beneficiar de um Pacote de Serviços de Assistência entregue por um Grupo de Especialistas selecionado no contexto do projeto. O pacote de serviço de assistência irá permitir, por um lado, a construção de uma base de insights; propostas e sugestões a nível europeu, e, por outro lado vai desenhar um pacote de serviço de assistência à medida da realidade de cada entidade selecionada sendo uma oportunidade para:

_ Melhorar o conhecimento sobre o contexto e capacidades do turismo;
_ Aprimorar a identificação de riscos e impactos causados por eventos de crise no turismo;
_ Aprofundar sua compreensão dos mecanismos e fontes de dados em termos de gestão de crises; e
_ Aprimorar suas estruturas e processos de governança relacionados com o turismo.

Entidades que se podem candidatar:
TIPO 1 - Destinos: Autoridade Nacional de Turismo (NTA), Organização Nacional de Turismo (NTO), Organização de Gestão de Destinos (DMO), Autoridade de Turismo Regional e Local. Serão selecionadas pelo menos 50 entidades.
TIPO 2 - Associação Profissional Transfronteiriça. Serão selecionadas pelo menos 5 entidades.

NOTA: Este programa de formação não tem envolve financiamentos.

​Data-Limite prorrogada até 15 de setembro de 2023 (23h59 CEST).

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  • Riscos e gestão de crises
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