O evento é organizado pela Comissão Europeia em colaboração com a Ecolabelling Sweden, a Ecolabelling Finland, o Gabinete Europeu do Ambiente (EEB) e a Agência Francesa para a Transição Ecológica (ADEME) e tem como objetivo fomentar a inclusão de critérios ambientais na contratação pública pelos Estados-Membros da UE.
O setor público representa cerca de 14% do PIB da UE, pelo que os contratos públicos ecológicos (CPE) assumem um papel estratégico na concretização dos objetivos de sustentabilidade da UE.
O rótulo ecológico da UE, que abrange mais de 100 000 produtos certificados disponíveis no mercado europeu, apoia este esforço ao oferecer soluções fiáveis e cientificamente fundamentadas que simplificam as aquisições ecológicas. Ao integrar critérios ambientais nas decisões de contratação, o setor público dos Estados-Membros pode promover o emprego, estimular o crescimento económico e acelerar a transição para uma economia circular.
Com o objetivo de tornar as aquisições mais ecológicas uma realidade em toda a Europa, o evento reúne representantes institucionais e especialistas para debater o impacto e o potencial das aquisições ecológicas, com foco no papel do rótulo ecológico da UE.
// Programa:
_ informações da Comissão Europeia sobre o contexto político dos contratos públicos e o papel do rótulo ecológico da UE;
_ painel de discussão com responsáveis políticos e peritos em contratos públicos sobre a possibilidade de realizar concursos mais ecológicos;
_ apresentação de casos de sucesso de autoridades públicas e empresas que utilizam o rótulo ecológico da UE;
_ sessão prática sobre a integração dos critérios do rótulo ecológico da UE nos documentos de contratação pública.
O evento é organizado pela Comissão Europeia em colaboração com a Ecolabelling Sweden, a Ecolabelling Finland, o Gabinete Europeu do Ambiente (EEB) e a Agência Francesa para a Transição Ecológica (ADEME).
Participação livre, mas de inscrição obrigatória.