A Velo-City, este ano sob o tema Liderando a Transição, é a principal conferência anual mundial de mobilidade em bicicleta, organizada desde 1980 que ocorre de 9 a 12 de maio na cidade alemã de Leipzig e que reúne pesquisadores e líderes da indústria para moldar o futuro do ciclismo.
Como o principal evento anual da Federação Europeia de Ciclistas, a Velo-city desempenha um importante papel na promoção do ciclismo, enquanto meio de transporte sustentável e saudável para todos. A conferência oferece uma plataforma de partilha de conhecimento e transferência de políticas para o crescente número de mais de 1.400 velo-cidadãos, oriundos de cerca de 60 países envolvidos na política, promoção e fornecimento de ciclismo, mobilidade ativa e desenvolvimento urbano sustentável.
Como 25% das emissões de CO2 vêm dos transportes, pelo uso de veículos motorizados particulares, torna-se necessário entender como e porque precisamos mudar com urgência! Andar de bicicleta e outros meios de transporte sustentáveis são fundamentais para reduzir as emissões de CO2 e a dependência de combustíveis fósseis para um melhor ambiente e qualidade de vida.
Esta mudança já está acontecer. A bicicleta é uma solução simples para os problemas mais complicados do mundo. Decisões inovadoras e boas práticas através de uma definição justa do espaço público, sistemas integrados de mobilidade futura e prosperidade económica verde, são necessárias.
Trata-se de um evento emblemático, organizada pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF) juntamente com cidades-sede, selecionadas anualmente.