A edição de 2024 do Seminário Nacional do Programa Bandeira Azul decorre em Mértola, de 7 a 9 novembro, direcionada a todos os envolvidos na gestão de zonas balneares, tem como foco a preparação da época balnear de 2025.
Durante o evento, serão atribuídos os prémios dos concursos e os certificados internacionais às praias, marinas e embarcações. Além da apresentação do balanço do Programa Bandeira Azul 2024 e do anúncio das novidades para 2025, haverá também espaço para partilha de boas práticas e experiências sobre a gestão de praias, marinas e embarcações.
O seminário, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, constitui uma base importante de trabalho multidisciplinar que procura contribuir para a construção de uma sociedade de baixo carbono, mais racional e eficiente na utilização dos recursos e socialmente equitativa.
A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias e portos de recreio e embarcações que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação, proteção e sensibilização ambiental e responsabilidade social.
Internacionalmente, a Bandeira Azul da Europa é reconhecida como um ecolabel, designadamente pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
O Turismo de Portugal é júri nacional do
Programa Bandeira Azul e reconhece a importância deste selo para a sustentabilidade do turismo, distinguindo a excelência ambiental de destinos turísticos náuticos e de sol e mar