O Museu Arqueológico do Carmo acolhe mais uma edição da Festa da Arqueologia, que tem lugar entre 25 e 27 abril, com o objetivo de sensibilizar o público para a importância da salvaguarda, valorização e conservação do património arqueológico português.
O tema deste ano é dedicado à Arqueologia da Alimentação, convidando à reflexão sobre a forma como o ser humano tem evoluído a partir da sua alimentação, desde a Pré-História até à atualidade, procurando dar a conhecer o património arqueológico material e imaterial associado a este âmbito.
O programa integra conferências, visitas guiadas, atividades e experiências arqueológicas que visam dar a conhecer o que se comia e bebia nas mais diversas épocas, bem como os métodos de confeção dos alimentos utilizados.
Através destas atividades, os participantes são convidados a refletir sobre os maiores mitos, verdades e fascínios que existem em torno da alimentação e as razões pelas quais temos certos hábitos que já não se enquadram nos nossos dias.
A Festa da Arqueologia é um evento trienal dinamizado pela Associação dos Arqueólogos Portugueses e pelo Museu Arqueológico do Carmo, com a participação de várias instituições culturais e científicas, tendo em vista partilhar com a sociedade os resultados do trabalho desenvolvido no âmbito da atividade arqueológica nacional.