Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Itália

Turismo de Portugal, IP

​​​​​​​​​A equipa desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade e imprensa italiana, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. 
Tem ainda uma forte orientação para a deteção de oportunidades comerciais, bem como oportunidades de desenvolver a notoriedade do destino, seja através de ativação de marca seja em ações de relações públicas com imprensa e líderes de mercado.
A atuação é fortemente baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
O Mercado
A economia italiana continua num processo de crescimento moderado (aguarda-se um aumento do PIB na ordem dos 1,5% para o ano de 2017). Os últimos indicadores das instituições italianas apontam para a manutenção da confiança dos consumidores e das empresas. 
Em especial, o índice de confiança dos “viajantes” italianos está considerado a bom nível. Assinale-se, ainda, que, se o ano de 2017 assinalou um forte crescimento do setor turístico, as previsões para 2018 mantêm-se positivas, estimando-se que continue a ser dos setores que mais contribui para a recuperação económica do país e para a criação de postos de trabalho.

O Perfil do Turista
Com forte pendor para o turismo interno, o italiano escolhe, também, destinos internacionais, com preponderância para os europeus, para as suas férias. Estas são reservadas com uma antecedência que pode chegar aos 3 meses, na maioria das vezes diretamente, crescendo, de ano para ano, o recurso à internet. Se no mercado interno a motivação preponderante é o lazer, no mercado internacional as motivações relacionam-se com a gastronomia e vinhos, a cultura, religião, o património artístico, monumental e arqueológico, atrativas para este mercado. 

Oportunidades de Negócio / Tendências
A criação (nalguns casos, reposição) de rotas aéreas entre Itália e Portugal a que se assiste, periodicamente, desde 2016, atesta o interesse nas trocas de fluxos turísticos entre os dois países.  
Atualmente, destaca-se o reforço das rotas em Itália, oriundas da região do Véneto (umas das mais ricas do país) e da Toscana, assistindo-se, em Portugal, à reposição de rotas para o Algarve.
A crescente notoriedade do destino Portugal e a diversidade e excelência dos produtos oferecidos adapta-se, cada vez mais, à procura italiana.
O estabelecimento e compra de casa em Portugal têm vindo a acentuar o interesse no destino. Com efeito, não só o regime fiscal disponibilizado, como a excelente adaptação que o italiano tem vindo a demonstrar, conjugam favoravelmente, numa crescente popularidade do segmento, que tem tido boa tradução na imprensa italiana.

Como atuar no Mercado
Sendo um país latino, os italianos não são muito diferentes culturalmente dos portugueses, o que facilita as relações profissionais.
Para a abordagem do mercado, recomenda-se desenvolver um conhecimento prévio e a participação ou visita dos principais certames do setor.
A equipa do Turismo de Portugal no mercado, está disponível para apoiar de forma personalizada a atuação no mercado italiano.

Equipa de Turismo

Marcelo Rebanda – Gestor de Produto
marcelo.rebanda@turismodeportugal.pt
Tel: 00390200629010/50​

Localização
ITÁLIA – Milão
Ufficio Turistico del Portogallo
Via Paolo da Cannobio, 8
20122 Milano – Itália
Tel.: 00390200629010/50
Coordenadas: 45°27'42.6"N 9°11'24.9"E​
Info.Italy@turismodeportugal.pt
  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Turismo de Portugal
  • Internacionalização
  • Itália
  • Milão (Itália)
  • Promoção turística
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image