Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Canadá

Turismo de Portugal, IP

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A equipa do Turismo de Portugal desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade, imprensa e líderes de opinião, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. 
Tem uma forte orientação para a deteção de oportunidades comerciais, atuando com vista à notoriedade do destino, seja através de ativação de marcas seja em ações de relações públicas. A atuação é fortemente baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.

O Mercado

O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo (a 10ª maior economia mundial, com um PIB 2,1 mil milhões USD e PIB per capita de 44,700 USD), com uma economia sólida, estável, competitiva, diversificada e aberta ao exterior. Goza de um dos mais elevados níveis de vida no mundo, com forte poder de compra. É um país extenso (segundo maior do mundo), mas com uma população relativamente pequena (aprox. 37 milhões).
A capital é Otava e as principais cidades são Toronto, Montréal, Vancouver e Calgary. 
No Turismo Outbound é o 8º mercado emissor de turistas, com mais de 33,5 milhões de viagens internacionais e mais de 38 milhões CAD de despesas -   7º a nível mundial. Destas viagens internacionais, 26 milhões foram de lazer, sendo a Europa, Caraíbas/Mexico e Asia/Pacífico os principais destinos. Os EUA líderam e representam aprox. 65% das viagens, mas com uma tendência recente de descer de importância. México, Reino Unido, França, Cuba completam o top 5.
O Canadá goza de uma série de características económicas, demográficas e ambiente competitivo no sector turismo que o torna num mercado importante e de muito potencial para Portugal. É um mercado em expansão e um em que o perfil dos principais atores e do consumidor oferece várias oportunidades que podem ser exploradas. A capacidade aérea tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos.

O Perfil do Turista
O turista canadiano tem uma visão globalista e aberta a novas experiências. Mais de 65% têm passaporte válido e 70% tencionam fazer viagem de lazer durante os próximos 12 meses. A maioria viaja fora do país no mínimo uma vez cada três anos, com mais de 50% a fazer 3 viagens internacionais por ano. A faixa etária 40-60 domina, mas recentemente com o segmento +65 a registar o maior crescimento.
Canadianos são prioritariamente visitantes individuais (FIT), escolhendo itinerários individuais ou tailor made. Têm uma preferência para estadias mais longas (mínimo 1 semana) e 40% permanecem mais de 14 dias, com preferência em hotéis de 4 estrelas ou similares, e com uma despesa média per capita elevada, rondando os 2,000 CAD.
A organização da viagem é feita através de websites de viagens e turismo (a principal fonte para recolha de informação, seguido de influência de amigos, familiares e colegas profissionais). 
60% das marcações são feitas com 2-5 meses de antecedência, estando a notar-se uma tendência para um aumento de marcações online. Não obstante esta tendência, os operadores turísticos e as agências de viagens tradicionais ainda exercem um papel fundamental no mercado.    
Quanto às preferências no tipo de férias, VFR (visitar familia e amigos), Sol e Praia, City Breaks, Activity/Adventure são os principais motivos, com Turismo Saúde/Wellness em franco crescimento. 

Oportunidades de Negócio / Tendências
O aumento significativo de capacidade aérea, uma melhor e mais diversificada oferta de produtos, por parte de operadores canadianos, e a continuada notoriedade e cobertura mediática têm contribuído para uma maior procura do destino Portugal por parte dos turistas canadianos. Esta excelente conjugação de fatores, constitui uma boa oportunidade para Portugal se tornar num dos principais destinos europeus no mercado canadiano. 
É importante que Portugal destaque a sua diversidade geográfica, cultural, de produtos e experiências. Um destino "365", fugindo assim à sazonalidade e à concentração de uma oferta similar em só duas ou três Regiões. 
Alguns dos mais importantes produtos para promover:
- Winter Long Stays (Algarve, Costa de Lisboa, Madeira, Açores, Centro Interior)
- Gastronomia e Vinhos
- Turismo religioso
- Aventura/Cycling 
Outros nichos que, também, oferecem excelentes perspectivas incluem City breaks, Cruzeiros, LGBT e Saúde/Wellness e Destination Weddings. 
O segmento desporto também merece destaque, especialmente o Golfe e Surf, que já tendo dimensão, têm capacidade para crescer e atrair segmentos mais jovens. 
O segmento MICE, também, se apresenta como um forte produto, tendo em conta o elevado número de voos durante o ano inteiro, companhias aéreas a oferecer Business Class e Premium e o reconhecimento de Portugal como um destino de excelência para a organização de eventos e congressos a nível mundial.      

Como atuar no Mercado
Criar e manter relações a longo prazo. Importante apresentar novos produtos e ações promocionais valor acrescentado. Em deslocações ao mercado para reuniões ou door-to-door, é preferível visitar durante a época baixa (Junho – Setembro).
Principais mercados – Toronto, Montréal e Ottawa, Calgary e Vancouver.
Importa pesquisar e conhecer bem os potenciais contactos, a oferta existente e identificar operadores com perfís correspondentes. 
Ser agressivo na negociação de rates, comissões e specials. Ferramenta de negociação – ter várias opções 
Feiras, Missões, Workshops: a EdT pode informar e sugerir quais as melhores feiras e eventos para visitar ou participar, e organiza com, regularidade, Workshops, apoiando e acompanhando missões ao mercado. Participa em Famtrips diversas, estando atenta aos princípais desenvolvimentos no mercado. 
Estabelece parcerias com outros operadores/DMCs portugueses para criar massa critica, sinergias e potencialmente reduzir custos 
A equipa apoia com informação de mercado, na identificação e abordagem a potenciais parceiros.

Equipa de Turismo

William Delgado - Gestor de Produto
william.delgado@turismodeportugal.pt
Tel: 0014169210259

Localização
CANADÁ – Toronto
Portuguese National Tourist Office
Consulate General of Portugal
438 University Avenue, Suite 1400​
Toronto, ON M5G 2K8 – Canada
Tel: 0014169210259
Coordenadas: 43°39'16.5"N 79°23'19.5"W​
info.canada@turismodeportugal.pt
  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Canadá
  • Toronto (Canadá)
  • Promoção turística
  • Internacionalização
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image