Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Plano Nacional de Formação Financeira 2025

Capacitação empresarial

27.10.2025

formação financeira, logo PNFF - todos contam, iapmei e turismo de portugal

​O Turismo de Portugal e a Academia de PME do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, organizam, em parceria com várias entidades da envolvente económica, novas ações de capacitação sobre temas da área financeira, enquadrados no Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

​​​​​​​​​A 10ª edição do Plano Nacional de Formação Financeira​ (PNFF) teve início no primeiro semestre de 2025, com a disponibilização de 23 ações de capacitação realizadas nos meses de maio e junho. 21 ações decorreram na Academia Digital do Turismo de Portugal e duas na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, contando, no total, com mais de 1300 participantes.​

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Reconhecendo a importância da área financeira no desenvolvimento de negócios rentáveis e sustentáveis, estas ações formativas visam transmitir aos empresários, empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas dos setores do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo os ​conhecimentos que possam responder às diversas fases de crescimento da sua empresa.
 
Os temas abordados distribuem-se em várias áreas, tais como Produtos e Serviços bancários, Mercado de Capitais e Seguros, bem como outras áreas de interesse, como o Sistema Económico e Financeiro, Constituição da Empresa, Contabilidade, Análise Económica e Financeira, Plano de Negócios e Planeamento Financeiro, entre outros. 

O Turismo de Portugal pretende reforçar o seu contributo para a capacitação financeira das empresas, alargando a oferta formativa desta 10ª edição com a realização de ações nos próximos meses de novembro e dezembro 2025:

// Ações da responsabilidade do Turismo de Portugal
​_ Como controlar custos e aumentar a margem de exploração | 5 nov 2025 | 9h30-12h30 (esgotada)
_ Plano de Negócios e Planeamento Financeiro | 10 e 11 nov 2025 | 15h-18h - PRESENCIAL – Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
_ Como avaliar o desempenho da minha empresa através das demonstrações financeiras | 12 nov 2025 | 18h-20h
_ Prevenir dificuldades e evitar o PER na sua empresa | 13 nov 2025 | 10h-12h
_ Dedução do IVA: Casos Práticos | 18 nov 2025 | 10h-12h 
_ Plano de negócios I - Desenvolvimento de um modelo de apresentação | 19 nov 2025 | 9h30-12h30
_ Plano de negócios II - Análise da viabilidade financeira do negócio | 20 nov 2025 | 9h30-12h30
_ FIN e FINE: decifrar propostas bancárias | 25 nov 2025 | 10h-12h 
_ Inteligência Artificial aplicada à Análise Financeira | 27 nov 2025 | 9h30-12h30 

​As ações de capacitação da responsabilidade do Turismo de Portugal irão decorrer em formato online e presencial. São de acesso livre, embora sujeitas a inscrição na ​Academia Digital​ do Turismo de Portugal. 

// Ações da responsabilidade do IAPMEI
​As ações de capacitação da responsabilidade do IAPMEI decorrem em formato online e são de acesso livre, embora sujeitas a inscrição na ​Academia Digital PME. ​Consulte as ações disponíveis em novembro.

// Informação e esclarecimentos​​​
​Pedidos de informação e esclarecimentos podem ser remetidos para os seguintes endereços de correio eletrónico​:
​// Acões já concluídas
// junho
​_ Descomplicar o SNC: Leitura e interpretação do Plano de Contas | 11 jun 2025 | 9h30-12h30 
_ A importância da contabilidade para a Gestão Empresarial | 18 jun 2025 | 10h00-12h30
_ Seguros empresariais obrigatórios | 25 jun 2025 | 9h30-12h00 
_ A contabilidade analítica como instrumento de gestão | 26 jun 2025 | 9h30-12h30 
_ Seguros que protegem o seu negócio | 27 jun 2025 | 9h30 - 12h30
// maio
​​_ A Importância da EURIBOR e do Mercado Interbancário nas Empresas | 13 mai 2025 | 10h00-12h00​​
​​​_ Gestão do Risco Financeiro para Empresas | 14 mai 2025 | 09h30-12h30
_ Cálculo de juros: o que as empresas precisam saber | 15 mai 2025 | 14h30 - 16h30
_ Como negociar a captação de recursos financeiros com sucesso? | 16 mai 2025 | 9h30 - 12h30
_ Transforme ideias em resultados: A importância do plano de negócios | 19 mai 2025 | 09h30 - 12h30
_ Cibersegurança nos pagamentos digitais | 20 mai 2025 | 14h30 -16h30
_ Finanças Sustentáveis na Gestão Empresarial | 21 mai 2025 | 09h30-12h30
_ Opções fiscais para novos negócios - Empresários em Nome Individual | 22 mai 2025 | 14h30-17h30 (Presencial EHT Lisboa)
_ Ferramentas de Análise Económica e Financeira na Tomada de Decisão | 26 mai 2025 | 9h30- 12h30​
_ Abrir uma empresa sem complicações | 27 mai 2025 | 09h30-12h​00
_ O que é o ponto critico das vendas | 28 mai 2025 | 14h30 - 16h30​
_ Opções fiscais para novos negócios - Sociedades por Quotas | 29 mai 2025| 14h30-17h30 (Presencial EHT Lisboa)​
_ Desenvolver uma ideia de negócio através do Business Model Canvas | 3 jun 2025 | 9h30-12h30 
_ Contribuições para a segurança social - O que a sua empresa precisa de saber | 4 jun 2025 | 9h30-12h30
_ O Plano de Negócios como Ferramenta de Gestão I - Desenvolvimento e estruturação da ideia de negócio | 5 jun 2025 | 9h30-12h00 
_ O Plano de Negócios como Ferramenta de Gestão II - Plano de Investimento e avaliação do negócio | 6 jun 2025 | 9h30-12h00 ​

// Plano Nacional de Formação Financeira
O Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) é um instrumento que reconhecendo a importância da inclusão e formação financeira, define os princípios gerais de orientação para a sua promoção e enquadra e apoia a realização de iniciativas a nív​el nacional.
Este Plano visa, assim, ​contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, através de uma visão integrada de projetos de formação financeira e pela junção de esforços das partes interessadas, concorrendo para aumentar o bem-estar da população e para a estabilidade do sistema financeiro.

// Referencial de Formação Financeira - Empresa​s
O Referencial de Formação Financeira para micro, pequenas e médias empresas é um documento orientador para a implementação da formação financeira no meio empresarial, junto de empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas.​

Desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, este referencial resulta de um protocolo de colaboração entre o Ministério da Economia​ e do Mar, através do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e do Turismo de Portugal, I.P., e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), composto pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).​​​​​​​​

  • Formação financeira
  • Empresas
  • Plano Nacional de Formação Financeira
  • Banco de Portugal
  • CMVM
  • Turismo de Portugal
  • IAPMEI
  • ASF
  • Capacitação empresarial
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image