O Turismo de Portugal, em articulação com as Entidades Regionais de Turismo e com outros parceiros públicos e privados, tem vindo a apoiar a dinamização turística-cultural do vasto e monumental património material e imaterial associado à história militar nacional, em todo o território, na observância das ações tendentes à estruturação do produto turismo militar contemplado na Estratégia Turismo 2027.
Esta oferta, ligada aos ativos diferenciadores do território, permite reforçar a sua atratividade e captar mercado nacional e internacional ao longo de todo o ano, atenuando a sazonalidade.
São vários os municípios e associações nacionais, assim como empresas turísticas que dinamizam iniciativas e programas de turismo militar, contribuindo para um melhor conhecimento do património e cultura dos seus territórios e, consequentemente, para a sua valorização turística, destacando-se as temáticas associadas aos Templários e às invasões francesas em Portugal.
O Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, tem vindo a apoiar projetos relacionados com o desenvolvimento de produtos de turismo militar:
// o projeto Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal que envolve vários municípios, a Rota Histórica das Linhas de Torres e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, sob a coordenação da CIM Coimbra. Tem um foco particular no desenvolvimento de conteúdos interativos nos recursos associados a este património
// cinco projetos alusivos à estruturação da oferta ancorada na temática templária, suportada em vários municípios que integram a CIM Médio Tejo. A qualificação da experiência turística no território em torno da Rota dos Templários, está no cerne destes projetos.
Salienta-se o envolvimento dos parceiros locais e regionais em redes internacionais como é o caso do Itinerário Cultural do Conselho da Europa Destination Napoléon e a Rota dos Templários, em processo de candidatura a itinerário cultural.