O
Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism, é um programa do
Turismo de Portugal em parceria com uma
rede de incubadoras, que visa a promoção do empreendedorismo e da inovação no setor do turismo, o desenvolvimento de estratégias de rejuvenescimento do tecido empresarial e o desenvolvimento de novas ideias e modelos de negócio no turismo.
Criado em 2016, o programa inclui o apoio à realização de programas de ideação, aceleração e inovação aberta e o apoio à participação de startups em feiras internacionais de turismo.
No âmbito deste programa já foram apoiados, até 2022, 69 programas de ideação, aceleração e inovação aberta, envolvendo a participação de 1.400 startups e projetos, nacionais e internacionais. 80 empresas relacionadas com o setor do turismo já participaram nos programas de inovação aberta, dos quais resultaram 75 projetos-piloto. Os projetos-piloto constituem uma oportunidade para as empresas testarem novas tecnologias e modelos de negócio e avaliarem a viabilidade de implementá-las nos seus negócios. São igualmente uma oportunidade para as startups testarem as suas soluções num ambiente real e ter a possibilidade de expansão, através de acordos comerciais ou desenvolvimentos futuros, fomentando assim uma cultura de inovação.
O programa apoiou ainda 76 participações de startups portuguesas em 9 feiras internacionais de turismo, promovendo o seu acesso aos mercados externos, criando oportunidades de internacionalização.
O Programa FIT, atualmente na sua versão 2.0, une o Turismo de Portugal, incubadoras e empresas parceiras, num propósito comum de acelerar a transformação digital e climática e criar soluções disruptivas e inovadoras no setor do turismo, liderando o processo de inovação.