Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Prémio Nacional de Turismo: conheça os vencedores da 5.ª edição

Prémios

29.11.2023

A 5.ª edição do Prémio Nacional de Turismo, uma iniciativa Expresso/BPI, distinguiu sete projetos nas categorias de Turismo Autêntico, Gastronómico, Inclusivo, Inovador e Sustentável.

​​O Forte da Crismina, no Guincho, foi o palco escolhido para dar a conhecer os grandes vencedores da quinta edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT), uma iniciativa que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e do Mar​, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner, com o objetivo de promover, incentivar e distinguir entidades, práticas e projetos que se destacam no setor do turismo.​

Em 2023, a iniciativa teve um novo recorde de candidaturas (768) nas cinco categorias: Turismo Autêntico, Turismo Inclusivo, Turismo Gastronómico, Turismo Inovador e Turismo Sustentável.

A grande novidade do PNT 2023 foi a atribuição do Prémio Personalidade pela primeira vez e em substituição do Prémio Carreira. Luís Araújo, que exerceu a função de presidente do Turismo de Portugal entre fevereiro de 2016 e junho de 2023, foi o grande vencedor desta distinção. ​

// Turismo Autêntico
Premiados ex-aequo o Montebelo Mosteiro Alcobaça Historic Hotel e o AgitÁgueda Art Festival.
Aberto em novembro de 2022, o Montebelo Mosteiro Alcobaça Historic Hotel está instalado no Claustro do Rachadouro, do Mosteiro de Alcobaça, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Souto Moura assina o projeto de arquitetura e das peças de mobiliário, sem desvirtuar a essência nem a beleza do histórico edifício.
O AgitÁgueda Art Festival, o outro premiado nesta categoria, realizou-se em julho de 2022, em Águeda. Este evento reuniu uma mão cheia de artes, deporto e lazer em prol da preocupação ambiental e da mostra cultural e patrimonial do concelho. A finalidade consistiu em valorizar o que é local e, ao mesmo tempo, gerar fluxos turísticos, de modo a contrariar a sazonalidade a que Águeda estava dependente.

// Turismo Gastronómico
O Restaurante Razão que está instalado no edifício principal do alojamento Socalco Nature Calheta, na vila piscatória da Calheta, na encosta sul da ilha da Madeira, é o vencedor do prémio Turismo Gastronómico. Pensado e materializado pelo proprietário e chef madeirense Octávio Freitas, trata-se de um exemplo maior em matéria de política “Km 0”, já que hortícolas e fruta têm origem na propriedade, que inclui a produção de vinho. “Da horta para o prato” é mesmo o lema do restaurante. A sustentabilidade social é outra das vertentes do projeto que integra colaboradores com mais de 60 anos.

// Turismo Inclusivo
O prémio Turismo Inclusivo foi atribuído ao Único - Um projeto Este Oeste e Semear, criado em junho de 2022. No Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a equipa do espaço, que serve diariamente pequenos-almoços, brunchs e almoços, é constituída por pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento. A formação é realizada na Academia Semear e o objetivo é implementar a valorização e a independência pessoais. O combate ao desperdício alimentar e a aposta na economia circular são outras das vertentes do projeto.

// Turismo Inovador
O evento Ultra Blue Island by Azores Trail Run, realizado todos os anos, no primeiro fim de semana de maio, na ilha açoriana do Faial, conquistou, em 2023, o prémio Turismo Inovador. Oferece seis percursos diferentes e acessíveis a todos, sejam ou não atletas. Dispõe de sistemas de cronometragem avançados e localização por GPS. Além de beneficiar de futuras ações associadas ao turismo desportivo e de Natureza, estimula a economia, a cultura, o património, as tradições e a gastronomia locais, e contribui para minimizar da sazonalidade turística. Os participantes são ainda convidados a plantar árvores autóctones.

// Turismo Sustentável
Nesta categoria foram distinguidas duas candidaturas: O projeto AQUA+Hotéis “Água na medida certa” e o Boom Festival 2022.
O projeto AQUA+Hotéis “Água na medida certa”, criado em dezembro de 2021, tem como promotora a ADENE - Agência para a Energia. O objetivo é classificar e promover a eficiência hídrica, através do recurso a energias renováveis e do incentivo ao aproveitamento de águas pluviais, por exemplo, em empreendimentos turísticos e alojamentos locais.
A distinção do Boom Festival 2022, festival independente de música, arte e cultura, em Idanha-a-Nova deve-se ao facto de a eletricidade para a realização deste evento​ ter sido produzida recorrendo a 106 painéis solares. Foram ainda instaladas casas de banho de compostagem, sem recurso a água, bem como torneiras com temporizador e redutor de caudal, além de chuveiros com utilização limitada, entre outras ações implementadas em nome do ambiente. A integração da comunidade local, entre outras ações de inclusão social, tiveram um impacte relevante na economia local.

As 768 candidaturas apresentadas à quinta edição do Prémio Nacional de Turismo foram avaliadas por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional, e contributo para o desenvolvimento turístico, foram alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.


  • Prémio
  • Turismo
  • Portugal
  • Ministério da Economia e do Mar
  • Turismo de Portugal
  • BPI
  • Expresso
  • Deloitte
  • Notícia
  • 2023
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image