Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Prémio Nacional de Turismo: conheça os vencedores da 4.ª edição

Prémios

14.12.2022

Decorreu a 14 dezembro 2022, na Cidade do Futebol, em Oeiras, a cerimónia de entrega dos prémios aos grandes vencedores da 4.ª edição do Prémio Nacional de Turismo.

​O Prémio Nacional de Turismo (PNT), promovido pelo Expresso e pelo BPI - conta com o patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner –, distingue as melhores empresas, práticas e projetos turísticos em Portugal.

A 4.ª edição do PNT ​recebeu 743 candidaturas em cinco categorias: Turismo autêntico, Turismo gastronómico, Turismo inclusivo, Turismo inovador e Turismo sustentável. As candidaturas foram avaliadas por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional, e contributo para o desenvolvimento turístico, foram alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.​

// ​Vencedores do PNT 2022

_ Turismo autêntico
Vencedor
Rotas Açores - Iniciativa Itinerários Culturais e Paisagísticos - projeto de estruturação da oferta de Touring Cultural e Paisagístico dos Açores promovido pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, que integra 48 circuitos distribuídos pelas nove ilhas do arquipélago e subordinados às temáticas da baleação, vinhas e vulcões.

_ Turismo gastronómico
Vencedor
Evento de slow cooking Chefs on Fire - evento que se realiza em Cascais e que é considerado o maior festival gastronómico do país, com vários chefs nacionais de renome a cozinhar com fogo e ao som de música.
Menção honrosa
Fins de semana Gastronómicos do Porto e Norte de Portugal - roteiro gastronómico anual (excluindo meses de Verão) que visa a promoção da gastronomia e vinhos dos concelhos integrados na Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

_ Turismo inclusivo
Prémio ex aequo a duas entidades
É Um Restaurante (Lisboa) - projeto social aberto ao público que promove a formação e inclusão no mercado laboral de pessoas em situação de sem abrigo. Iniciativa da Associação de Intervenção Comunitária Crescer na Maior que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
Azores All in Blue - Turismo & Autismo (São Miguel) - projeto de I&D que visa investigar e valorizar a experiência turística de crianças com perturbações do espetro do autismo (PEA) e dos respetivos cuidadores. É promovido pelo CDIJA - Centro de Desenvolvimento InfantoJuvenil dos Açores, com sede em Lagoa, na ilha de São Miguel, com o apoio da Agência Açoreana de Viagens.

_ Turismo inovador
Vencedor
Digital Nomads Madeira Islands​ - iniciativa que teve como objetivo destacar as ilhas da Madeira e de Porto Santo como destinos atrativos para Nómadas Digitais, através de um projeto piloto que decorreu na Ponta do Sol. Projeto promovido pela Startup Madeira More than ideas, com o apoio do governo regional.

_ Turismo sustentável
Vencedor
Top Atlântico +Planeta - iniciativa promovida pela agência de viagens Top Atlântico, que ​conta com a certificação Biosphere pela Global Sustainable Tourism Council, em reconhecimento da promoção de um modelo de turismo mais sustentável, através de medidas internas de redução de desperdício, melhoria das condições dos colaboradores, apoio a entidades mais carenciadas e criação de dois marketplaces de comercialização de produtos usados, biológicos e/ou de produção própria, entre outras. O projeto tem também um compromisso com o programa “Criar Bosques”, da Quercus, como mecanismo de compensação da pegada CO2 criada pelos voos das Viagens +Sustentáveis.

_ Prémio Carreira​
Em 2022 e por decisão do júri foi atribuído o Prémio Carreira a Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo hoteleiro Vila Galé, que assim se junta a Dionísio Pestana, Mário Pereira Gonçalves e André Jordan, distinguidos em anos anteriores.​​​​​​


  • Prémio
  • Turismo
  • Portugal
  • Ministério da Economia e do Mar
  • Turismo de Portugal
  • BPI
  • Expresso
  • Deloitte
  • Notícia
  • 2022
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image