Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Turismo de Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa 2022

Feiras de turismo

10.03.2022

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo do país, organizada pela Fundação AIP, realiza-se entre 16 e 20 de março. Depois de 2 anos de ausência devida ao forte impacte da pandemia no setor do turismo, o regresso deste certame sinaliza e confirma a retoma da atividade turística nacional. Como é habitual, o Turismo de Portugal associa-se a esta importante iniciativa organizando ações dedicadas a temáticas particularmente relevantes no momento. 

Logo no dia 16 de março, realiza-se a conferência Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido. Reunindo uma diversidade de profissionais da área do turismo e da cultura, este evento apresentará o Programa de Ação do Turismo Literário, desenvolvido pelo Turismo de Portugal, bem como exemplos de boas práticas, no Reino Unido e na Irlanda, para abordar e desenvolver este segmento inovador e com grande potencial. Destaque-se a participação de Paul Charles, CEO e founder da PC Agency, um dos principais especialistas do setor de viagens e turismo que se tem pronunciado sobre a recuperação face ao quadro pandémico e que dará o seu testemunho sobre as novas oportunidades para Portugal no mercado britânico e sobre a nova realidade que enfrentamos.

Também ao Enoturismo é dedicado um momento que se traduz num conjunto de Talks a decorrer na parte da tarde do dia 17 de março.

O Turismo Industrial é outra das temáticas destacadas pelo Turismo de Portugal na BTL2022. Em colaboração com a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, organiza no dia 18 de março o workshop À descoberta do Turismo Industrial que pretende dar a conhecer a oferta de Turismo Industrial, partilhar experiências e know-how nacionais que confirmem a​ pertinência e procura deste produto, assim como estimular o desenvolvimento de programas turísticos passíveis de promoção e venda junto de turistas nacionais e internacionais.

Também ao Enoturismo é dedicado um momento que se traduz num conjunto de Talks a decorrer na parte da tarde do dia 17 de março. 

O Turismo de Portugal apoia, ainda, a realização do Programa de Hosted Buyers, promovendo o contacto entre 93 operadores turísticos oriundos de 21 mercados emissores e as empresas portuguesas presentes na BTL. Esta é uma ação promocional de interesse estratégico para incrementar a visibilidade do Destino Portugal e potenciar os negócios destas empresas turísticas. Os operadores turísticos internacionais, considerados estratégicos para a oferta/distribuição do Destino Portugal junto da procura externa, são selecionados pelas Equipas de Turismo nos respetivos mercados. As 7 Agências Regionais de Promoção Turística apoiam o programa proporcionando a estes operadores convidados a realização de pós tours dando a conhecer a diversidade da oferta turística de cada região.

Paralelamente, ao longo dos dias da BTL, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, na qualidade de Presidente da Direção do NEST – Centro de Inovação do Turismo será um dos anfitriões do evento “What’s Next - Innovating Tourism” que pretende debater por onde passa o futuro do Turismo e partilhar as melhores ideias e práticas, apresentando as soluções inovadoras de mais de 60 startups e trazendo ao palco da FIL os principais líderes do setor. 

Através destas ações, o Turismo de Portugal cria assim um contexto de reflexão acerca das tendências para a inovação e restruturação da oferta turística nacional com vista a célere recuperação do setor e contribuindo para a construção de um turismo mais sustentável e resiliente. 


  • BTL
  • Feiras de turismo
  • Turismo
  • Startups
  • Inovação
  • Turismo industrial
  • Turismo literário
  • Turismo de Portugal
  • NEST
  • AIP
  • Lisboa
  • Notícia
  • 2022
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image