Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Turismo de Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa Travel Market

Feiras de turismo

08.03.2019

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A 31.ª edição da BTL - Bolsa de Turismo de Turismo de Lisboa Travel Market, a principal feira de turismo de Portugal, decorre de 13 a 17 de março, na FIL, em Lisboa.

O Turismo de Portugal marca presença na BTL 2019, com um conjunto de iniciativas no âmbito dos vários domínios da sua atuação conjugadamente com a Estratégia Turismo 2027. As iniciativas em que o Turismo de Portugal está envolvido relacionam-se com a estruturação de novos produtos para valorização do interior, a sustentabilidade, a inovação e o empreendedorismo, a formação e o emprego, a cooperação e as relações internacionais e, também, com a promoção de Portugal enquanto destino turístico. 


// Centro de Inovação do Turismo no BTL Lab

Com o apoio do Centro de Inovação do Turismo, o BTL LAB decorre de 13 a 17 de março, no Pavilhão 3. Neste espaço, 40 startups têm a oportunidade de apresentar os seus projetos inovadores na área do turismo, a mais de 20 empresas do setor. A consolidação de Portugal enquanto hub internacional especializado para o setor do turismo, um país de referência na produção de bens e serviços para a atividade turística à escala mundial, é um dos objetivos da Estratégia Turismo 2027. Nos dois últimos anos foram apoiadas mais de 600 startups, em 25 programas de aceleração por todo o país, representando um investimento superior a dois milhões de euros.


// Apresentação do Programa de Ação para o Enoturismo

No dia 13 de março - 14h30, Pavilhão 3, Auditório AVK - o Turismo de Portugal apresenta o Programa de Ação para o Enoturismo, integrado na Estratégia Turismo 2027, numa sessão que conta com a participação da Secretária de Estado ​do Turismo.


// Apresentação do Programa Praia Acessível 2019 e Entrega do Prémio Praia + Acessível 2018

No dia 13 de março – entre as 10h30 e as 13h00 - o Grupo de Trabalho do Programa Praia Acessível, constituído pelo INR, APA e TdP, faz a abertura formal da edição de 2019 do Programa Praia Acessível e a entrega do Prémio Praia + Acessível de 2018.


// II Fórum de Negócios e Investimentos Turísticos no Espaço CPLP

No dia 14 de março – 14h30, Pavilhão 3, Auditório AVK - tem lugar o II Fórum de Negócios e Investimentos Turísticos no Espaço CPLP, uma iniciativa tripartida do Governo de Portugal, através do Ministério Adjunto e da Economia, da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Fundação AIP, sob a égide da presidência em exercício de Cabo Verde na CPLP. Este Fórum tem como objetivos promover e dinamizar os negócios e investimentos turísticos no espaço dos países de língua portuguesa, colocar frente a frente o setor público e privado, estimular o debate entre os vários pontos de vista e, ainda, gerar oportunidades de negócio entre os participantes.  

Esta iniciativa visa, também, dar a conhecer o potencial de investimento no espaço da CPLP, cabendo aos Ministros de Turismo de cada país apresentar os principais projetos de investimento, identificar as novas áreas de desenvolvimento turístico e, paralelamente dar nota dos incentivos ao investimento disponíveis. Tem ainda lugar um High Level Networking - encontros entre entidades Públicas e Privadas do espaço CPLP.


// Apresentação do Observatório de Turismo Sustentável do Algarve

A apresentação do Observatório de Turismo Sustentável do Algarve decorre dia 14 de março - 14h00, no stand da Região de Turismo do Algarve. Considerando a importância da sustentabilidade na Estratégia Turismo 2027, o Turismo de Portugal desenvolveu um conjunto de iniciativas para medir a sustentabilidade, que pode ajudar a gerir os destinos turísticos. Uma delas é o desenvolvimento de uma rede de observatórios regionais de turismo sustentável que apoia a gestão de destinos turísticos a nível regional e local, integrados na Rede INSTO (International Network of Sustainable Tourism Observatories) da Organização Mundial do Turismo.


// Seminário UK Outbound Travel Market: opportunities and challenges

No dia 15 de março - 10h00, Pavilhão 3, Auditório AVK - tem lugar o Seminário UK Outbound Travel Market: opportunities and challenges, uma iniciativa do Turismo de Portugal que aborda as oportunidades e desafios que o Brexit apresenta à indústria das viagens e ao turismo. O Mercado do Reino Unido, os impactes potenciais do Brexit no setor do turismo em Portugal também são temas em análise. Este Seminário conta com a participação da Secretária do Turismo e entre as apresentações são convidados vários especialistas vindos do Reino Unido.​​


// ​Bolsa de Empregabilidade

No âmbito da formação e emprego dos recursos humanos do setor, o Turismo de Portugal apoia o projeto Bolsa de Empregabilidade, que decorre nos dias 15 e 16 de março - Pavilhão Multiusos. Participam cerca de 70 empresas, com mais de 10 mil ofertas de emprego na área do turismo. Focada no recrutamento de recursos humanos e apresentação de dezenas de empresas, este espaço de 1500 metros quadrados será palco, também, de conferências e debates sobre turismo e empregabilidade.


  • BTL
  • Feiras de turismo
  • Estratégia Turismo 2027
  • Enoturismo
  • Brexit
  • Empreendedorismo
  • CPLP
  • Investimento
  • Turismo
  • Startups
  • Emprego
  • Praia acessível praia para todos
  • Inovação
  • Turismo de Portugal
  • Sustentabilidade
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image