O Turismo de Portugal aprovou dois regulamentos de apoio a programas de inovação no âmbito do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism, através da
Deliberação 351/2025, de 11 de março.
O Regulamento n.º 1/2025 – Apoio a Programas de Aceleração dispõe de 500 mil euros para financiar iniciativas que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes áreas prioritárias: agências de viagens e operadores turísticos, alojamento, experiência seamless, gastronomia, inteligência artificial e transição verde.
Já o Regulamento n.º 2/2025 – Apoio a Programas de Inovação Aberta conta com 600 mil euros para programas focados em aeroportos, agências de viagens e operadores turísticos, alojamento, experiência seamless, mobilidade e transição verde.
As
candidaturas estão abertas até 24 de abril e devem ser submetidas exclusivamente na plataforma eletrónica do
SGPI – Sistema de Gestão de Projetos de Investimento, disponível em investimento.turismodeportugal.pt. Podem concorrer entidades que tenham assinado, ou venham a assinar até à data-limite, um Protocolo de Colaboração com o Turismo de Portugal.
O Programa FIT 2.0, integrado na estratégia do Instituto, é desenvolvido em parceria com uma rede de incubadoras nacionais e visa fortalecer o ecossistema de inovação no turismo, impulsionando a competitividade do setor.