Enquadrado no Programa Empresas Turismo 360º e no projeto ESG Ecosystem, o Turismo de Portugal celebra um protocolo de colaboração com a SIBS que visa criar um quadro favorável à aceleração do processo de incorporação dos indicadores ESG nos processos de gestão das empresas.
No contexto deste protocolo, são promovidas, pelas duas entidades, ações orientadas para a eficiência do processo de sistematização e reporte de informação ESG por parte das empresas, através da operacionalização de mecanismos de interoperabilidade suportados na partilha consentida de dados de desempenho ambientais, sociais e de governação, bem como da realização de iniciativas de sensibilização, capacitação e formação que permitam acelerar a jornada de sustentabilidade das empresas.
A transição ESG é um objetivo partilhado pelo Turismo de Portugal e pela SIBS, sendo através do referido protocolo implementados novos mecanismos de apoio ao reporte de informação ESG por parte das empresas, potenciando o seu posicionamento num patamar de desenvolvimento mais sustentável, responsável e capaz de gerar mais valor acrescentado.
O Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal, visa colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. Com a adesão a este Programa, as empresas passam a integrar uma comunidade ativa que as obriga a envolver-se num processo de transformação cultural, de curadoria e de capacitação, com o objetivo final de reconhecer, publicamente, o esforço de implementação de uma visão 360º, nas dimensões económica, social e ambiental.