Portugal marca presença na ITB China, a maior feira de turismo, do maior mercado emissor de turistas, com uma delegação de 20 empresas portuguesas. A comitiva nacional, liderada pelo Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, tem em vista explorar oportunidades de cooperação entre as entidades turísticas dos dois países, fomentar a cooperação na área da formação de estudantes e a capacitação de profissionais de turismo e incentivar as empresas locais a investirem na indústria do Turismo, em Portugal.
A agenda desta ação, que ocorre no 45.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e China, contempla, entre outras iniciativas, a celebração de contratos com empresas locais para o lançamento de campanhas de marketing para promoção de Portugal em toda a China. Além da presença em Xangai, na ITB China, decorrerá ainda um roadshow em Pequim, Cantão e Macau, que reúne mais de 200 empresas chinesas e encontros com CEO dos principais parceiros da operação turística.
A China é o maior mercado de turismo outbound do mundo razão pela qual é encarado de forma estratégica. Continuará, por isso, a ser um mercado turístico com enorme potencial e interesse a curto, médio e longo prazo para o nosso país. No período acumulado de janeiro a fevereiro de 2024, a China posicionou-se como o 17.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal aferido pelo indicador dormidas (quota 1,3%) e ocupou o 14.º lugar no indicador hóspedes (quota 2,1%) totalizando 37,1 mil.