A equipa desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade e imprensa italiana, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas.
Tem ainda uma forte orientação para a deteção de oportunidades comerciais, bem como oportunidades de desenvolver a notoriedade do destino, seja através de ativação de marca seja em ações de relações públicas com imprensa e líderes de mercado.
A atuação é fortemente baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.
// O Mercado A economia italiana continua num processo de crescimento moderado (aguarda-se um aumento do PIB na ordem dos 1,5% para o ano de 2017). Os últimos indicadores das instituições italianas apontam para a manutenção da confiança dos consumidores e das empresas.
Em especial, o índice de confiança dos “viajantes” italianos está considerado a bom nível. Assinale-se, ainda, que, se o ano de 2017 assinalou um forte crescimento do setor turístico, as previsões para 2018 mantêm-se positivas, estimando-se que continue a ser dos setores que mais contribui para a recuperação económica do país e para a criação de postos de trabalho.
// O Perfil do Turista
Com forte pendor para o turismo interno, o italiano escolhe, também, destinos internacionais, com preponderância para os europeus, para as suas férias. Estas são reservadas com uma antecedência que pode chegar aos 3 meses, na maioria das vezes diretamente, crescendo, de ano para ano, o recurso à internet. Se no mercado interno a motivação preponderante é o lazer, no mercado internacional as motivações relacionam-se com a gastronomia e vinhos, a cultura, religião, o património artístico, monumental e arqueológico, atrativas para este mercado.
// Oportunidades de Negócio / Tendências
A criação (nalguns casos, reposição) de rotas aéreas entre Itália e Portugal a que se assiste, periodicamente, desde 2016, atesta o interesse nas trocas de fluxos turísticos entre os dois países.
Atualmente, destaca-se o reforço das rotas em Itália, oriundas da região do Véneto (umas das mais ricas do país) e da Toscana, assistindo-se, em Portugal, à reposição de rotas para o Algarve.
A crescente notoriedade do destino Portugal e a diversidade e excelência dos produtos oferecidos adapta-se, cada vez mais, à procura italiana.
O estabelecimento e compra de casa em Portugal têm vindo a acentuar o interesse no destino. Com efeito, não só o regime fiscal disponibilizado, como a excelente adaptação que o italiano tem vindo a demonstrar, conjugam favoravelmente, numa crescente popularidade do segmento, que tem tido boa tradução na imprensa italiana.
// Como atuar no Mercado
Sendo um país latino, os italianos não são muito diferentes culturalmente dos portugueses, o que facilita as relações profissionais.
Para a abordagem do mercado, recomenda-se desenvolver um conhecimento prévio e a participação ou visita dos principais certames do setor.
A equipa do Turismo de Portugal no mercado, está disponível para apoiar de forma personalizada a atuação no mercado italiano.
// Localização
ITÁLIA – Milão
Ufficio Turistico del Portogallo
Via Paolo da Cannobio, 8
20122 Milano – Itália
Tel.: 00390200629010/50
Coordenadas: 45°27'42.6"N 9°11'24.9"E
Endereço Geral: Info.Italy@turismodeportugal.pt
// Equipa de Turismo
Marcelo Rebanda – Coordenador
marcelo.rebanda@turismodeportugal.pt
Tel: 00390200629010/50