Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Irlanda

Turismo de Portugal

27.10.2023

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A equipa desenvolve um conjunto de atividades de abordagem à imprensa e trade irlandeses, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. 
Através de uma ação coordenada de constante pesquisa e ligação a redes de conhecimento que compõem a business intelligence do mercado, a delegação procura detetar oportunidades comerciais e de comunicação do destino, seja através de ativação de marca, seja em ações de relações públicas com imprensa e/ou líderes de mercado.

​// O Mercado
A República da Irlanda possui cerca de 4,8 milhões de habitantes, encontrando-se dividida em 28 condados de entre os quais se destacam Dublin e Cork, com 525 mil e 125 mil habitantes respetivamente. Assim, são estes os aeroportos mais relevantes e com maior número de ligações diretas a Portugal, durante todo o ano. Durante a época alta, porém, Knock, Kerry e Shannon possuem voos diretos para Faro.
Apesar do seu tamanho reduzido, a Irlanda ocupa a dianteira dos países que mais demonstram confiança em viajar, ocupando a 5ª posição nos países que procuram viagens outbound. Em Portugal, a Irlanda posiciona-se como o 6º mercado emissor correspondendo a 299,4 mil viagens (quota de 3,4%), 1,5 milhões de dormidas (3.6%) e receitas no valor de 308 400 mil euros (2,7%). 
As regiões mais procuradas são o Algarve (81.6%), Lisboa (11.4%) e a Madeira (2.8%). 

// O Perfil do Turista
Os irlandeses viajam, em média, cerca de três vezes por ano, uma das quais é viagem outbound.  As faixas etárias que mais viajam situam-se entre os 25-34 e dos 35-54 anos, sendo a segunda a mais consistente em termos de gastos . 
60% das viagens outbound são férias, 9% viagens de negócios e 21% visitas a família e amigos . Dentro da categoria férias, destacam-se três motivações principais de visita: City-Breaks e Cultura, Sol e Mar e Religião.
No que toca aos canais de distribuição, os canais digitais, sejam eles diretos ou através de TA ou TO, são os canais preponderantes. Assim, as tendências dividem-se, sobretudo, entre marcação de pacotes através de TA/TO (52%) e marcações diretas de transporte (83%) e alojamento (51%).

// Oportunidades de Negócio/Tendências
Verifica-se um aumento da tendência de pesquisa na Internet pelo produto “city-breaks”, que ultrapassa inclusivamente a pesquisa pelo produto “sol e mar”.
Destaque, também, para o turismo ativo e de natureza, ainda que muito ligado ao turismo religioso, através dos Caminhos da Fé (Fátima e Caminhos de Santiago). 
Existe, de igual modo, uma grande apetência para investimento em imobiliário dado o interesse por parte de muitos irlandeses em gozar a sua reforma em Portugal, dado estarem tão familiarizados com o destino.
Portugal poderá apresentar-se como uma boa opção de MI, considerando a existência de grandes multinacionais tecnológicas em Dublin.

// Como abordar o mercado
Tendo em conta a grande consolidação dos atuais "players" no mercado (fruto da crise de 2008), a familiaridade do destino e a grande tendência para a aquisição de pacotes “voo + alojamento”, as empresas que visem apostar no mercado irlandês e ser competitivas devem procurar oferecer produtos turísticos diferenciadores.
Será, igualmente, importante uma presença nas principais feiras e eventos trade/imprensa para que se promova um contacto frequente e cada vez mais abrangente com os principais agentes.

Fontes: 
_ CSO Household Travel Survey - Quarter 4 and Year 2017
_ Tourism Intelligence International, Chapter 8 - The Irish Travel Outbound Market - How the British Will Travel 2010
_ CSO Household Travel Survey - Quarter 4 and Year 2017
_ PPT Google Trends
_ CSO Household Travel Survey – Quarters 1, 2, 3 & 4 and Year 2017​
​​
// Localização:
Portuguese Trade and Tourism Office
Embassy of Portugal​
70 Upper Leeson Street
Dublin 4 - Ireland
Tel: 0035316316309
Coordenadas: 53°19'40.8"N 6°14'45.1"W
Endereço Geral: Info.Ireland@turismodeportugal.pt

​// Equipa de Turismo

Carlos Oliveira - Coordenador
carlos.oliveira@turismodeportugal.pt
Tel.: 0035316316309


  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Turismo de Portugal
  • Internacionalização
  • Promoção turística
  • Irlanda
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image