A equipa do Turismo de Portugal desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade, imprensa e líderes de opinião, para a promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. Tem uma forte orientação para a deteção de oportunidades comerciais, bem como atuar no aumento de notoriedade do destino, seja através de ativação de marcas seja em ações de relações públicas.
A atuação é fortemente baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento, e apoia as empresas na identificação das oportunidades, bem como na melhor forma de abordar o mercado.
// O Mercado 73% dos franceses partem de férias. Dos que partem, 68% ficam no território francês e 32% deslocam-se ao estrangeiro. A maioria das viagens representa estadias longas de mais de quatro dias (63%).
Os 10 destinos preferidos dos franceses são: Espanha, Itália, Reino Unido, Portugal, Alemanha, Estados-Unidos, Grécia, Marrocos, Bélgica e Antilhas Francesas, tendo Portugal subido de 9° lugar para 4° lugar, nos últimos anos.
Entraram em Portugal 3.2 milhões de turistas franceses, crescendo 150 % em 10 anos. As escolhas dos principais destinos regionais recaem sobre: Lisboa, Porto e Norte, Alentejo e Centro, com forte crescimento nos produtos City-Breaks e Touring.
// O Perfil do Turista
Os franceses caracterizam-se por ter estadias médias menos elevadas que a média dos outros turistas estrangeiros (cerca de 2,9 noites). A França representa o terceiro mercado em termos de hóspedes na hotelaria classificada e ocupa o quarto lugar nas dormidas, com uma percentagem de mercado de 10,3%.
Os turistas franceses visitam, na sua maioria, Lisboa e região (38%) e on Porto e Norte de Portugal (21%). Convém sublinhar o primeiro lugar para o mercado françês, hotelaria Lisboeta.
// Oportunidades de Negócio / Tendências
Resultados em forte crescimento, mas com grande margem de crescimento, designadamente no Algarve, no Interior e na Madeira.
Algarve cresce 38 %, mas com quota de apenas 14% para o mercado francês (60% para o mercado inglês)
Na Madeira e Algarve, estamos ainda longe do verdadeiro potencial do mercado.
Fazendo uma análise do que deveriam ser os volumes dos principais operadores franceses para Portugal, conclui-se que existe um potencial de 125 000 clientes suplementares (600 000 dormidas),com apenas TUI FRANCE, Transat/Look, Thalasso N1, Verdie e Voyamar e Pierre&Vacances. Todos com volumes muito abaixo do que seria de esperar.
Lisboa tornou-se um destino incontornável para o segmento M.I. Uma boa oportunidade de negócios para a capital, mas, também, para o resto do país.
Como principais segmentos de aposta para aumentar as dormidas, temos o Family Friendly nomeadamente Madeira e Algarve, a MI e a diversificação regional, destacando o Norte, o Centro, o Alentejo, o interior do Algarve.
Deve ser aproveitada a descentralização da oferta aérea, e da importância dos aeroportos regionais secundários franceses. Temos 620 voos por semana, para Portugal, destes 22 aeroportos franceses. Temos novas rotas, sobretudo da província para o Algarve.
// Como atuar no Mercado
Sendo um país latino, os franceses têm uma forma diferente de atuar no setor, recomendando-se odesenvolvimento de um conhecimento prévio e a participação ou visita dos principais certames do setor.
A equipa do Turismo de Portugal no mercado, está disponível para apoiar de forma personalizada a atuação no mercado francês.
// Localização
FRANÇA - Paris
Office du Tourism du Portugal
3, Rue de Noisiel
Ambassade du Portugal
75116 Paris – France
Tel: 0033156883190
Coordenadas: 48°52'09.5"N 2°16'42.7"E
Endereço Geral: Info.France@turismodeportugal.pt
// Equipa de Turismo
Jean-Pierre Pinheiro - Coordenador
jean-pierre.pinheiro@turismodeportugal.pt
Tel: 0033156883190
Rui Silva Amaro - Gestor de Produto
rui.amaro@turismodeportugal.pt
Tel: 0033156883190
António Gonçalves - Gestor de Produto
antonio.goncalves@turismodeportugal.pt
Tel: 0033156883081
Ana Silva Santos - Gestora de Produto
ana.silvasantos@turismodeportugal.pt