Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Espanha

Turismo de Portugal

11.03.2024

​​​​​​​​​​​​​A​ equipa desenvolve um conjunto de atividades de abordagem do trade e imprensa espanhola, com vista à promoção do destino Portugal e apoio à ação comercial das empresas turísticas portuguesas. Centra a atenção na notoriedade da nossa oferta, evidenciando a diversidade e qualificação de diversas temáticas, algumas desconhecidas no mercado, procurando, ainda, a deteção de oportunidades comerciais.
A operação é baseada no conhecimento, através da pesquisa permanente de informação técnica e ligação a redes de conhecimento.
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
// O Mercado

Espanha é um país com 17 comunidades autónomas, Posiciona-se como a 14ª economia mundial e a 5.ª maior da União Europeia de acordo com os últimos dados do Banco Mundial. No contexto da UE, a Espanha representa 9,1%​ da população (46,5 milhões de habitantes) e gera 7,5% do PIB.​ Estima-se existirem cerca de 470 milhões de pessoas no mundo cuja língua materna é o castelhano, por isso a segunda mundialmente mais falada. 
O Turismo é um dos setores mais importantes da economia espanhola, com um peso de 11,2% no PIB e representando 13% do emprego. 
Recebe mais de 80 milhões de turistas, sendo o segundo destino mais visitado do mundo, a seguir a França.
A Espanha, é considerado um importante centro de conexão para as companhias aéreas que ligam a América, Europa e Médio Oriente. É o 12.º maior mercado emissor de turistas a nível mundial e o 7.º maior da Europa, gerando cerca de 25,7 milhões de turistas ano.
Os seus principais destinos são:
- França (quota 23,7%)
- Portugal (quota 10,6%)
- Reino Unido (quota 8,9%)
- Itália (quota 7,9%)
Em termos de gastos turísticos no estrangeiro, o mercado espanhol ocupa a 14.ª posição mundial, com um gasto médio, no estrangeiro, de 96,4€/dia, e 841,20€/viagem. 
É um dos principais mercados emissores de turistas para Portugal, gerando mais de 4 milhões de dormidas anuais, na hotelaria. As principais regiões emissoras para o nosso país são a Andaluzia que centraliza a quota mais elevada (22,8%), seguida da Comunidade Autónoma de Madrid (21,5%)  e Galiza (17,9%). 
A Espanha posiciona-se como o 3º principal mercado dos turistas que pesquisam online o destino Portugal, logo após Reino Unido e França.​

// O Perfil do Turista
O espanhol gosta de cultura, gastronomia, caminhadas, convívio, animação e compras. Está cada vez mais conectado à internet e usa o smartphone como dispositivo de referência. 
Os madrilenos são os que viajam mais, seguidos dos navarros, aragoneses, bascos, e os das Comunidades de Castela e Leão, Ceuta, Castilla La Mancha, Asturias, La Rioja, Cantabria, Catalunha e Extremadura. Os que viajam menos são os das Ilhas Baleares. Os casais sem filhos, urbanos e pertencentes à classe média alta, são os que mais viajam para conhecer lugares com História, Cultura e apreciar, cada vez mais, a gastronomia local.
 Preferem destinos internacionais como Emiratos Árabes, EUA, Índia e Vietname. As famílias e os seniores também viajam cada vez mais, optando, durante o inverno, por destinos ligados à natureza e paisagem, gastronomia e praia. 
O turista da classe média, compra o “pacote” em agências de viagens e normalmente opta por destinos domésticos, hotéis de três e quatro estrelas com tudo incluído ou apartamentos turísticos. Os mais jovens ou millenials decidem as viagens “na hora” depois de consultar várias fontes e opiniões online.  
Tendência muito interessante é a da “women only”, que ganha muitas adeptas em Espanha, através da qual muitas mulheres solteiras e divorciadas preferem viajar juntas, para sítios seguros. 
O espanhol viaja muito pelo interior de Espanha e vê Portugal como um destino doméstico, embora reconheça, cada vez mais, as diferenças culturais, históricas, gastronómicas e até ambientais (qualidade das praias). 

​// Oportunidades de Negócio / Tendências
A percepção dos espanhóis sobre Portugal mudou nos últimos anos e o nosso país é hoje reconhecido como um destino de qualidade, a todos os níveis, onde a Cultura e a Gastronomia ocupam o lugar de primeiro plano.
Existe uma oportunidade de parcerias em vários segmentos (incluindo luxo) entre agentes portugueses e internacionais (sediados em Madrid ou Barcelona), para uma articulação em touring ibérico. Excelente oportunidade para abertura de espaço, em Madrid ou Barcelona, para a promoção de Portugal e que associe viagens e roteiros históricos a produtos gourmet/artesanais, com inclusão de degustações. 
Este é o momento ideal para construção de uma plataforma online, de qualidade, que inclua roteiros ibéricos temáticos, com as respetivas ofertas de alojamento. 
Devido à proximidade geográfica, existem boas oportunidades para o segmento MICE,  sempre que a oferta seja exclusiva, original, taylor made. 

// Como abordar o mercado
Com grande profissionalismo, empatia, sentido prático e, de preferência, em castelhano. 
Sendo persistente e dando rápido seguimento aos resultados alcançados nos primeiros contactos com os interlocutores. 
O espanhol tem uma simpatia especial por Portugal, mas gosta de “ver para crer”, é especialmente sensível ao “brilho” das apresentações e à vertente social.

// Localização​
​Oficina de Turismo de Portugal
C/Lagasca, 88, 4º B
28001 – Madrid – Espanha
Tel: 0034917617230 
Coordenadas: 40°25'48.7"N 3°41'05.1"W​
Endereço Geral: Info.Espanha@turismodeportugal.pt​

// Equipa de turismo

Maria de Lurdes Vale - Coordenadora
lurdes.vale@turismodeportugal.pt
Tel: 0034917617254

Carolina Ruiz - Gestora de Produto
carolina.ruizdeburgos@turismodeportugal.pt
Tel: 0034917617231

  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Turismo de Portugal
  • Internacionalização
  • Promoção turística
  • Espanha
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image