Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Equipa de Turismo - Brasil

Turismo de Portugal

11.03.2024

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A equipa apoia as empresas, designadamente através da participação nas principais feiras, eventos e workshops, operando, também, na captação de canais de distribuição, conhecimento do mercado e perfil do turista, com vista à promoção de Portugal.
Trata-se de uma atuação que tem em conta o público-alvo, os objetivos, o perfil do turista e outras vertentes de conhecimento. Esta análise permite conhecer, de perto, o ambiente onde o produto/serviço se encontra. 

​// O Mercado
A economia brasileira tem passado por tempos sombrios, e o período de instabilidade económica e política que o País, recentemente, enfrentou tem apresentado um saldo negativo.
O  turismo tem sido uma atividade económica onde o investimento tem tido expressão e a qual se tem constituído como ponto de apoio para a economia do País, mesmo em períodos instáveis.. 
As expectativas para o próximo ano são altas,  em todos os setores da atividade económica. 
A queda das taxas de juro, a diminuição da inflação e  uma mais reduzida taxa de desemprego, às quais se alia uma expansão da atividade económica, dão sinais de um processo de recuperação económica e de um maior nível de crescimento no próximo ano. 

// O Perfil do Turista
O setor do turismo tem sentido os reflexos da mudança do perfil do consumidor, que está cada vez mais ligado aos serviços de internet e, subsequentemente, mais exigente.  
Uma pesquisa recente, da Revista Viagem e Turismo sobre “Quem é o viajante brasileiro?”, conclui que:
-  o turista brasileiro pertence às classes A (48%) e B (47%)
- 41% dos brasileiros viaja duas vezes por ano, procurando a beleza do destino
- para 35% dos entrevistados, a palavra confiança é chave, na escolha de um operador
- o preço é o segundo fator a pesar na decisão, com 48% a referir como sendo o de maior relevância
- preparam a viagem, com, cada vez, mais antecedência, recorrendo, frequentemente, a informação de revistas de viagem, sites e blogs.

// Oportunidades de Negócio / Tendências
 A expansão da economia compartilhada é uma das tendências do mercado. Os turistas procuram uma boa relação qualidade-preço, mas não abdicam do design, do ambiente e de um certo conforto. Procuram hotéis económicos, mas com charme, bem decorados e com facilidades tecnológicas.  
O uso do smartphone para planear uma viagem, já não é uma tendência, antes uma realidade. Os consumidores utilizam os "micro-momentos”, para pesquisar, planear, reservar, comprar e partilhar as suas viagens. 
Os profissionais aproveitam, cada vez mais, as viagens corporativas para conhecer e desfrutar do destino turístico. 

// Como atuar no Mercado
A atuação no mercado deve ter por base um bom conhecimento técnico, pois além de ser distante é bastante competitivo.
É fundamental conhecer de perto o ambiente onde o produto/serviço se encontra e selecionar as cidades e regiões alvo, dada a dimensão do país.
Por isso, recomenda-se iniciar a abordagem de mercado, participando nas ações organizadas pelo Turismo de Portugal.

// Localização
BRASIL – São Paulo
Turismo de Portugal
Consulado-Geral de Portugal
Rua Canadá, 324
01436-000 S. Paulo S.P. – Brasil
Tel.: 00551130841830
Coordenadas: 23°34'18.9"S 46°40'02.3"W​
​Endereço Geral: Info.Brasil@turismodeportugal.pt​​

​// Equipa de Turismo

Bernardo Barreiros Cardoso - Coordenador
bernardo.cardoso@turismodeportugal.pt
Tel.: 00551130841830​
​​
Alexandre Mesquita - Gestor de Produto
alexandre.mesquita@turismodeportugal.pt
Tel: 005511970530475​

  • Equipas de Turismo no Estrangeiro
  • Turismo de Portugal
  • Internacionalização
  • Brasil
  • Promoção turística
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image