A Parceria para a Alimentação visa uma abordagem sistémica para a transformação dos sistemas alimentares. Neste contexto, os centros urbanos desempenham um papel fundamental juntamente com vários sectores económicos nomeadamente o turismo.
O objetivo principal da parceria é coordenar diversas iniciativas e ações legislativas que visem impulsionar mudanças transformadoras nos sistemas alimentares e afirmar as cidades como agentes de mudança. Esta parceria envolve partes interessadas de toda a cadeia alimentar, facilitando a construção colaborativa de uma visão comum para a sustentabilidade através de políticas, processos de financiamento e governação a vários níveis para enfrentar os desafios locais e catalisar transformações positivas do sistema alimentar liderado pelas cidades.
Neste contexto foi elaborado:
_ Avaliação Ex-Ante (EAA) que serve como documento orientador da temática alimentação direcionada para os candidatos especialmente, no que diz respeito aos: (I) temas pertinentes na área temática Alimentar, (II) organização, (III) calendário e (IV) atividades mais adequadas para parcerias no âmbito da Agenda Urbana da União Europeia.
_ Documento de Base (UAUE) que explica a elegibilidade, o processo e critérios de seleção, bem como as responsabilidades de cada categoria em que o parceiro está inserido. Também fornece uma descrição do tema no qual a parceria se concentrará.
Consulte ambos os documentos antes de submeter uma candidatura.
// Os critérios de seleção incluem
_ Motivação para se tornar parceiro e estar envolvido na Agenda Urbana da União Europeia no tema específico da alimentação, possivelmente com referência a um ou mais subtemas e questões específicas.
_ Conhecimento especializado e qualificações do candidato em relação a pelo menos um dos temas e questões mencionados anteriormente. O conhecimento especializado deve ser claramente demonstrado através da descrição de projetos e iniciativas anteriores.
_ Alcance das partes interessadas relevantes e participação em redes e programas de cooperação.
_ Disponibilidade para participar com recursos humanos e financeiros próprios.
// Quem pode participar
Cidades (de todas as dimensões), regiões (e agências de desenvolvimento regional), Estados-Membros (através de ministérios e agências relevantes a nível nacional), Estados Parceiros (Noruega e Suíça), organizações de cúpula de cidades europeias e nacionais, companhias privadas e pequenas e médias empresas e outras partes interessadas, que estejam interessadas em aderir a uma ou a ambas novas Parcerias Temáticas sobre Alimentação.
// Benefícios da parceria
A adesão a esta parceria oferece a oportunidade de influenciar a política, o financiamento e o conhecimento da UE, bem como, networking entre organizações com ideias semelhantes e uma ampla rede no âmbito da Agenda Urbana da União Europeia para a temática da alimentação.
Os parceiros vão contribuir para a definição e implementação de objetivos para o tópico da alimentação, fazem parte do processo de análise de subtemas e do desenvolvimento de planos a vários níveis estratégicos – local, regional, nacional e europeu.
As responsabilidades incluem participação ativa, formulação de ações e alocação de recursos.
// Data-limite de candidatura
29 setembro 2023 às 18h00 (CET).