A edição de 2025 do Portugal Smart Cities Summit (PSCS) tem lugar na primavera, entre os dias 3 e 5 junho, e decorre na FIL - Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, em Lisboa, um certame renovado que promete oferecer uma experiência inovadora e interativa.
Trata-se de uma iniciativa que aborda a eficiência, mobilidade, plataformas digitais e sustentabilidade das cidades. O objetivo fundamental de uma Smart City é a incorporação de todas estas áreas a fim de melhorar a vida dos cidadãos, incrementando medidas ligadas à investigação e à educação que proporcionem a criação de negócios nos mais diversos setores.
// Áreas temáticas expositivas_ Living:focada na qualidade de vida e bem-estar territorial;
_ Moving: centrada na mobilidade e logística inteligente;
_ Eco: dedicada à sustentabilidade e ao ambiente:
_ Connect: com stands nas áreas de tecnologia e inteligência urbana e territorial.
O evento conta também com dois auditórios; um localizado no centro do pavilhão e outro na parte de trás, enquanto à entrada será criada uma zona de cafés temáticos, centrados em soluções, bem como espaços para "meet the expert". As empresas e outras entidades interessadas em expor já podem reservar o seu espaço através do site do evento, onde é possível selecionar a área desejada, o tamanho e tipo de stand, além de diversos serviços adicionais.
Além de se afirmar novamente como um ponto de encontro privilegiado para o setor — reunindo empresas, municípios, entidades públicas e privadas, instituições de investigação e ensino superior, entre outros agentes —, o PSCS 2025 prepara-se também para apresentar um programa diversificado de atividades e iniciativas. Entre as principais atrações, estarão o habitual ciclo de conferências, sessões de B2B e matchmaking, ações de formação certificada, visitas de estudo a projetos inovadores e uma Hackathon Smart Cities, que desafiará os participantes a resolverem um caso prático.
Esta é uma oportunidade para refletir sobre o futuro da organização das cidades de todo o mundo.