Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Conferência Anual das Grandes Capitais do Vinho

Enoturismo

2 a 6 nov 2025

Bordeaux - França

​​​Bordeaux, a capital global do vinho, é anfitriã da 25ª Edição da Conferência Anual das Grandes Capitais do Vinho, que ocorre de 2 a 6 novembro 2025

Este evento internacional reúne representantes das 12 cidades da Great Wine Capitals Global Network, juntamente com profissionais do vinho, turismo, partes interessadas da indústria e parceiros institucionais de todo o mundo.

A organização é da responsabilidade da Câmara de Comércio e Indústria da Gironda de Bordeaux, que nesta edição especial celebra a riqueza e diversidade desta região, desde as prestigiosas denominações de Bordeaux até os vinhedos históricos de Cognac, no coração da Nouvelle-Aquitaine.

Em 2025, a Conferência Anual das Grandes Capitais do Vinho retorna ao seu berço, Bordeaux, onde a rede foi fundada há mais de duas décadas. 

Para assinalar este regresso simbólico, o tema da edição é "Génesis", um regresso às origens, ao que nos fundamenta, inspira e orienta o futuro. Trata-se de um momento de transformação profunda nas indústrias do vinho e do turismo, no qual os delegados convidados são desafiados a uma imersão introspetiva, com vista à reconexão com os valores fundamentais, à redescoberta de práticas essenciais e à reimaginação do caminho a percorrer..

Cada dia da conferência será inspirado por um elemento simbólico, criando uma narrativa que reflete a natureza criativa e transformadora das regiões vinícolas:

_ Ar, dia 1: Inspiração, Abertura e Novas Perspectivas (inspiração, novas perspetivas e dia de abertura)

_ Fogo, dia 2: Paixão, Energia e Reinvenção (tour cívico para fomentar a conexão com a história e a identidade de Cognac, reuniões e descobertas)

_ Terra, dia 3: Raízes, Património e Terroir (visitas técnicas às vinhas)

_ Água, dia 4: Fluxo, Troca e Conexão (fortalecimento de redes e degustação)

_ Ouro, dia 5: Excelência, Conquista e Celebração (celebração de conhecimento e entrega de prémios)

​As Grandes Capitais do Vinho são uma rede de grandes cidades globais nos hemisférios norte e sul, que partilham um activo económico e cultural fundamental: as suas regiões vinícolas de renome internacional. Portugal integra a rede com duas regiões vitinícolas, a do Vinho do Douro e a do Vinho Verde.

Fundada em 1999, a Rede desenvolveu e introduziu diversos projetos, iniciativas e programas com o objetivo de alcançar a excelência no turismo, nos serviços empresariais e na educação no âmbito da aliança global das suas 12 regiões vitinícolas de renome.




  • Turismo
  • Enoturismo
  • Enologia
  • Conferência
  • Vinhos
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image