Gerida pela PME Investimentos em articulação com o Sistema Nacional de Garantia Mútua e em parceria com várias instituições de crédito, a Linha de Crédito Capitalizar 2018 tem uma dotação de 3.200 milhões de euros dirigida, preferencialmente, a PME, estruturando-se em seis Linhas específicas:
Linha "Micro e Pequenas Empresas"
Objetivo: Facilitar o acesso a financiamento para investir em ativos e reforçar o capital das Micro e Pequenas Empresas.
Linha "Indústria 4.0 – Apoio à Digitalização"
Objetivo: Melhorar o acesso ao crédito por parte de empresas que desenvolvam, produzam ou adquiram soluções tecnológicas no âmbito da Indústria 4.0.
Linha "Fundo de Maneio"
Objetivo: Financiar as necessidades de fundo de maneio das empresas.
Linha "Plafond de Tesouraria"
Objetivo: Conferir maior flexibilidade à gestão corrente de tesouraria.
Linha "Investimento"
_ Dotação "Projetos 2020": 100 milhões de euros para operações de financiamento de despesas elegíveis de projetos aprovados e contratados no âmbito do Portugal 2020.
_ Dotação "Geral": 100 milhões de euros para operações destinadas ao financiamento de investimento novo em ativos fixos corpóreos ou incorpóreos e aquisição de partes sociais que complementem a atividade.
Linha “Brexit”
Objetivo: Apoiar empresas com exposição ao mercado do Reino Unido.
Linha de Crédito COVID-19 (encerrada desde 7 de abril)
As empresas cuja atividade desenvolvida não esteja prevista na lista específica de CAE (constante do Anexo III, nas páginas 24 a 26, do Documento de Divulgação), devem consultar a lista específica de CAE da Linha de Apoio à Economia COVID-19.
Disponível nos Bancos aderentes até 31 maio 2020, a Linha de Crédito Capitalizar 2018 permite aceder a financiamento em condições vantajosas, propondo montantes entre 50 mil euros e 2 milhões de euros por empresa e prazos de amortização entre 1 e 10 anos.
O processo de candidatura é iniciado junto de uma das instituições de crédito protocoladas.