A nova versão do Selo Clean & Safe, disponível a partir de 15 de junho de 2022, funciona agora também como um instrumento de apoio às empresas para a “gestão de crises". Pretende-se assim reforçar a confiança em Portugal enquanto destino turístico seguro, seja por parte de turistas, nacionais e estrangeiros, seja por parte dos colaboradores das empresas do setor e da população em geral.
Mantendo o enfoque na questão sanitária, continuando a promover a excelência no desempenho higiénico-sanitário das empresas e entidades aderentes, passa a prever outras eventuais crises de saúde pública (como outras pandemias além da COVID-19 ou ondas de calor), bem como uma nova dimensão de segurança transversal às atividades turísticas, abrangendo possíveis situações de risco decorrentes de fenómenos extremos (incêndios rurais, inundações, sismos ou tsunamis) e de constrangimentos internacionais (cibercrime, repatriamentos, refugiados).
O Selo Clean & Safe continua opcional e gratuito, sendo válido por mais dois anos, até junho de 2024.
// Renovação
A renovação da adesão é automática para as empresas já aderentes, desde que renovem o seu compromisso em atuar conforme os novos procedimentos previstos, incluindo as ações de formação Clean&Safe que terão inicio em setembro do corrente ano.
// Novas adesões
No caso das novas adesões, as empresas subscrevem a Declaração de Adesão, comprometendo-se também, a implementar os respetivos procedimentos.
// Parceiros
Em resultado da parceria estabelecida com entidades especializadas, caso da NOVA Medical School, da AGIF – Agência Gestão Incêndios Rurais, da Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil, do Alto Comissariado para as Migrações, do CNCS – Centro Nacional de Cibersegurança, foi produzida a informação técnica necessária, incluindo modelos de Planos de Ação Clean & Safe e Guias Técnicos de Apoio
.
// Planos de Ação Clean & Safe
Os Planos de Ação Clean & Safe para as diversas situações de crise previstas, e que as entidades aderentes assumem elaborar, constam da aplicação de medidas e boas práticas internas de prevenção e mitigação dos riscos, permitindo assim reduzir a sua vulnerabilidade, tendo em vista o bem-estar dos colaboradores e clientes. O Turismo de Portugal, à semelhança da anterior versão do Selo, promove, gratuitamente, a formação necessária aos aderentes para a elaboração dos Planos de Ação associados a esta nova versão.
O Turismo de Portugal e os seus parceiros continuarão a realizar auditorias aos estabelecimentos aderentes, garantindo a monitorização do seu desempenho Clean & Safe e ajudando-os a melhorar os seus procedimentos nas áreas agora abrangidas pelo Selo. As auditorias são realizadas por seleção aleatória ou na sequência de denúncias por incumprimento ou da avaliação negativa de clientes/turistas. Esta plataforma, para além de permitir monitorizar o índice de confiança gerado nos turistas, permite, ainda, identificar e georreferenciar todas as empresas Clean & Safe no país e os requisitos que devem cumprir, permitindo aos turistas elaborar programas de estadia, visitação e experiências complementares, com recurso exclusivo a empresas Clean & Safe.