Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Certificação de Destinos Turísticos Green Destinations

Sustentabilidade

15.04.2024

A Green Destinations é, desde 2018, uma entidade acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC) para a certificação de destinos turísticos sustentáveis, sendo a Th1nk o parceiro em Portugal.

​​​​​​​​​​​Juntos, trabalham com o intuito de tornar o turismo mais responsável e sustentável com base em princípios reconhecidos globalmente, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Obter a certificação Green Destinations para Destinos Turísticos permite garantir aos turistas e visitantes que o destino que escolheram para viajar tem um compromisso com a sustentabilidade.

// Territórios na rota da sustentabilidade 

Existem já vários destinos, a nível mundial, cuja preocupação com a sustentabilidade é muito evidente, que são certificados ou se encontram a trabalhar com vista a uma possível certificação por parte da Green Destinations. 

Em Portugal existem vários territórios a trabalhar com a Green Destinations com o objetivo de melhorarem as suas práticas e se posicionarem como destinos turísticos sustentáveis.

Atualmente, em Portugal, a Green Destinations tem 11 destinos certificados:
   
_ Município de Amarante 
_ Município de Arouca 
_ Município de Braga 
_ Município de Cascais 
_ CIM do Alto Minho 
_ Município de Lagos 
_ Município de Matosinhos 
_ Município da Nazaré 
_ Município de Resende 
_ Município de Sintra 
_ Município de Torres Vedras 


​// Vantagens da certificação

- Presença numa rede internacional e acesso às Boas Práticas de outros destinos Green Destinations;
- Obtenção de um certificado reconhecido internacionalmente;
- Envolvimento de todas as partes interessadas;
- Consolidação da estratégia dos territórios;
- Acesso a um conjunto de ferramentas criadas pela Green Destinations, que permitirão medir e avaliar vários aspetos do desempenho da Sustentabilidade (ex. KPIs, Calculadora da Pegada Carbónica).


// Processo de Certificação

O processo de certificação da Green Destinations consiste no preenchimento de 84 critérios, divididos em 6 categorias. Após o preenchimento destes 84 critérios, o município será submetido a uma auditoria, que ditará o nível de certificação obtido, que poderá ir desde o Bronze até Platina. As auditorias da Green Destinations repetem-se a cada 2 anos, sendo que de 4 em 4 anos estas têm caráter presencial.

84 critérios, divididos em 6 temas:
_ Tema 1 – Gestão do Destino
_ Tema 2 – Natureza e Paisagens
_ Tema 3 – Meio – Ambiente e Clima
_ Tema 4 – Cultura e Tradição
_ Tema 5 – Bem-Estar Social
_ Tema 6 – Empresas e Comunicação


// Certificação de Empresas - Good Travel Seal 

Associado ao programa de certificação de destinos, a Green Destinations dispõe do programa Good Travel Seal.  Mais do que apenas uma certificação, este é um programa de apoio à sustentabilidade destinado a empresas do ramo do turismo, que avalia e premeia o empenho nos campos da gestão sustentável, responsabilidade social e saúde e bem-estar.

Este programa permite certificar o tecido empresarial local, dando visibilidade àqueles que se destaquem no âmbito da sustentabilidade e contribuindo, também, para um aumento do resultado do município no seu próprio processo de certificação.​


  • Certificação
  • Destino
  • Boas práticas
  • Portugal
  • Açores
  • Qualidade
  • Turismo
  • Sustentabilidade
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image