O estatuto PME Líder 2024 foi atribuído a 1 703 empresas do setor do turismo, representando 13% do total das 13 394 empresas que receberam este estatuto. Do total dos estatutos atribuídos, 957 corresponderam à renovação do estatuto e 746 a novas adesões.
// Distribuição geográfica
Do total das empresas distinguidas, o distrito de Lisboa representa mais de 29%, seguido por Faro (16%) e Porto (15%). No total, estes três distritos totalizam mais de 60% das empresas às quais foi atribuído o Estatuto PME Líder 2024.
Com valores intermédios, com mais 50 empresas a obter o Estatuto são de referir a Região Autónoma da Madeira, Leiria, Aveiro, Setúbal, Braga e Região Autónoma dos Açores. Os valores mais baixos são relativos aos distritos do interior: Guarda, Portalegre, Bragança, Beja, Évora, Vila Real e Castelo Branco.
// Distribuição por dimensão
Sobre as candidaturas apresentadas do setor do Turismo, predominaram as pequenas empresas, com uma relevância de 71%, seguidas das médias e das micro empresas, com um peso de 21% e 8% respetivamente.
// Tipologia de estabelecimento
No que respeita à tipologia de empreendimento, os estabelecimentos de restauração e de bebidas representam uma percentagem de cerca de 65% do total dos estatutos atribuídos. O alojamento turístico representa cerca de 25%, com os empreendimentos turísticos a representarem 19%, As restantes tipologias de empreendimentos representam menos de 10% do total, destacando-se os empreendimentos de animação turística e as agências de viagens e operadores turísticos, representando 3% dos estatutos atribuídos.

// Dados financeiros
Os resultados das empresas que se candidataram ao Estatuto PME Líder 2024 registam um acréscimo nos seus resultados, salientando-se uma menor Dívida Líquida e um aumento nos valores obtidos em Resultados Líquidos e EBITDA.
