O Estatuto PME Excelência foi atribuído a 465 empresas do turismo que se distinguiram pelos seus desempenhos económico-financeiros e de gestão em 2021. O IAPMEI e o Turismo de Portugal homenagearam, numa cerimónia pública, o mérito de um segmento de PME de reconhecida importância na economia portuguesa. A cerimónia de entrega de prémios decorreu, na Exposalão, Batalha, contando com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
No seu conjunto, as empresas do turismo distinguidas como PME Excelência representam 10 825 postos de trabalho diretos e apresentam um volume de negócios de 431 milhões de euros. O turismo representa assim uma quota de 12% do universo Excelência, distribuída pelas seguintes atividades: 364 estabelecimentos de restauração e bebidas, 76 estabelecimentos de alojamento, 8 agências de viagem, 12 empresas de animação turísticas e 5 rent-a-car. Estes números evidenciam o esforço e o importante contributo das empresas do setor do turismo, num contexto particularmente difícil de retoma da atividade económica nacional.
É para a recuperação e sustentabilidade das empresas do setor, nomeadamente as PME, que o Turismo de Portugal pretende contribuir, dinamizando uma relação ágil e proativa entre a administração pública e o tecido empresarial, reforçando o acesso ao investimento, à capacitação, aos mercados e ao conhecimento, com o objetivo de posicionar Portugal como um polo de referência na inovação e na produção de bens e serviços para a indústria do turismo, uma das metas da Estratégia Turismo 2027.
Criado numa parceria com o IAPMEI e os principais bancos, PME Excelência é um estatuto de qualificação empresarial, que tem o objetivo de premiar o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores e que visa conferir notoriedade junto do mercado e proporcionar o acesso facilitado a financiadores e a soluções de crédito ajustadas às suas estratégias de investimento.