// Categorias a concurso_ Uma Europa competitiva e inteligente - promover a competitividade, a inovação e a resiliência económica;
_ Uma Europa verde - a transição verde como motor do desenvolvimento regional;
_ Uma Europa conectada - melhorar a mobilidade e a conetividade entre as regiões;
_ Uma Europa social e inclusiva - tornar a Europa mais inclusiva através do aproveitamento dos talentos regionais;
_ Uma Europa mais próxima dos cidadãos - promover o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de territórios.
// Prémio
_ Os nomeados e vencedores são escolhidos por um júri de especialistas que terá como critérios a coesão, o impacte, a inovação, a sustentabilidade, os cidadãos e a transferibilidade. Paralelamente, também é atribuído um prémio “Escolha do Público”, onde todos podem votar no finalista preferido (entre 3 setembro 2026 e meados outubro 2026, data a confirmar).
_ Os prémios são organizados desde 2008 pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana, da Comissão Europeia com o objetivo de reconhecer projetos que inspirarem as regiões a concretizar uma política regional da UE cada vez mais impactante. São incentivadas as candidaturas de regiões comparativamente menos desenvolvidas na Europa e de todas as áreas do programa.
_ Cada um dos vencedores terá direito a uma campanha de comunicação local para promover as atividades premiadas na região, bem como a um galardão e a um certificado do Comissário Europeu para a Política Regional. Os eleitos são anunciados em outubro, data a anunciar, numa cerimónia realizada em Bruxelas, a capital da Bélgica.
// Edições anteriores
_ Em 2023, as Aldeias do Xisto foram finalistas na categoria “Uma Europa Mais Próxima dos Cidadãos”. Nesta categoria o prémio foi para o EuregioFamilyPass, um cartão de acesso a eventos culturais, transportes e educação que junta as regiões do Tirol e de Trentino, entre a Áustria e a Itália.
_ Portugal já recebeu o prémio em várias ocasiões:
- 2021 - projeto “Transporte a pedido”, da Região Centro, venceu na categoria “Aumentar a mobilidade verde nas regiões”;
- 2022 - projeto ESA BIC Portugal, um programa de incubação da Agência Espacial Europeia e promoção da economia espacial, na categoria “Transição industrial para uma Europa inteligente”;
- 2025, projeto AGEO - Plataforma Atlântica para a Gestão do Risco Geológica, liderado pelo Instituto Superior Técnico, num consórcio transnacional composto por Portugal, França, Irlanda, Espanha e Reino Unido, venceu o prémio do público e a categoria "Uma Europa Verde", atribuída pelo júri.
// Data-limite para apresentação de candidaturas
// Mais informação