Em alinhamento com a campanha nacional Portugal Chama, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) têm em execução os Programas Aldeias Seguras e Pessoas Seguras.
Atenta a dispersão de estrangeiros, sejam residentes sejam turistas, no território nacional, estão disponíveis suportes informativos com recomendações para a prevenção e medidas de proteção em situação de incêndios rurais, em sete idiomas: português (PT), espanhol (ES), francês (FR), inglês (EN), alemão (DE), holandês (NL) e russo (RU).
Estes suportes informativos podem ser descarregados em Documentos e disponibilizados à comunidade e nas instalações de utilização turística.
A divulgação das medidas de proteção junto da comunidade, incluindo os turistas, e o conhecimento sobre os caminhos de evacuação, os locais de abrigo e de refúgio coletivos, são fatores que aumentam a segurança de bens e pessoas. Para orientações sobre estas medidas devem ser consultados os respetivos municípios e juntas de freguesia.