Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Programa In-House Training

Capacitação empresarial

31.05.2021

​​​​​O Turismo de Portugal promoveu a segunda edição do Programa In-house Training, integrado na iniciativa de capacitação BEST – Business Education for Smart Tourism, e criado com o objetivo inovador de associar ações formativas em sala a ações de mentoring nas empresas participantes.

// 1.ª Edição do Programa In-house Training

A primeira edição, iniciada em março de 2020, envolveu sessões interativas e de âmbito teórico-prático ajustadas às características, necessidades e desafios das empresas participantes, que num contexto de acompanhamento próximo e adaptado a cada realidade, adquiriram técnicas e ferramentas que lhes permitiram formular e executar estratégias de negócio competitivas.


// 2.ª Edição do Programa In-house Training

A atual pandemia veio acentuar a importância do planeamento estratégico para a criação de valor sustentável num ambiente de elevada imprevisibilidade, exigindo-se hoje às empresas que antecipem, em termos estratégicos, o “novo normal”. A nova edição do Programa In-house Training tem como missão ajudar as empresas turísticas a gerir a incerteza, a repensar e a rever a sua estratégia, a potenciar a inovação e a construir um plano estratégico e operacional ajustado à nova realidade e capaz de responder aos desafios extraordinários do futuro.

O Programa abrange todo o território continental e desenvolve-se com a colaboração das Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, de Lisboa e do Algarve. Os três meses de duração do Programa incluem 36 horas de formação (sempre entre as 14h00 e as 18h00, com exceção da primeira ação formativa, que decorrerá das 9h00 às 13h00) acrescidas de 52 horas de tutoria nas empresas participantes, estando previsto um período adicional de dois meses após a conclusão do Programa, num total de 10 horas, para a realização de ações de acompanhamento da implementação das estratégias de negócio. 

Participação sujeita a inscrição e limitada a 50 empresas (cada uma, até dois participantes).

Contactos para informações:

_ Escola de Hotelaria e Turismo do Porto – Maria João Castilho maria.castilho@turismodeportugal.pt​
_ Escola de Hotelaria e Turismo do Lisboa – Ana Gabriela Pereira ana.pereira@turismodeportugal.pt​
_ Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve – Rute Colaço rute.colaco@turismodeportugal.pt

​​​​​Inscriçãohttps://forms.gle/EBBxVcRcrpVWQAkM7


// Balanço da 2.ª Edição do Programa In-house Training

A 2.ª edição deste Programa, que abrangeu todo o território continental e envolveu sessões interativas e de âmbito teórico-prático realizadas em colaboração com as Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, de Lisboa e do Algarve, arrancou no dia 26 de janeiro deste ano com a missão de ajudar 41 resilientes empresas turísticas a gerir a incerteza, a repensar e a rever as suas estratégias, a potenciar a inovação e a construir um plano estratégico e operacional ajustado à nova realidade e capaz de responder aos desafios extraordinários do futuro. 

A sessão de encerramento teve lugar no dia 26 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, com a presença de 28 das 41 empresas participantes (14 de Lisboa, nove do Algarve e cinco do Porto), que tiveram a oportunidade de apresentar os resultados da reflexão estratégica gerada ao longo das 36 horas de formação e 52 horas de tutoria disponibilizadas pelo Programa, provando que é possível superar os desafios trazidos pela pandemia realinhando decisões, aproveitando oportunidades de crescimento e remodelando o futuro.

Ao longo do mês de junho as empresas continuam​ a contar com o apoio dos mentores do Programa na implementação das suas estratégias de negócio.


  • Capacitação empresarial
  • Formação
  • Gestão
  • Negócio
  • Empresas
  • BEST
  • Formação contínua
  • Formação financeira
  • Turismo
  • Turismo de Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image