No âmbito das ações desenvolvidas para apoiar as empresas do setor a responder aos desafios decorrentes da COVID-19, o Turismo de Portugal promove, através das suas Escolas, o Programa de Formação Executiva Certificada Online.
Respondendo a necessidades identificadas pelas empresas, a partir do dia 20 de abril de 2020, as Escolas do Turismo de Portugal dinamizam um conjunto de ações de formação certificada nas áreas de Marketing e Comunicação, Higiene e Segurança Alimentar, Gestão de Equipas, Legislação Laboral, Novos Modelos de Negócio, Línguas, entre outras. Este programa, válido para efeitos das obrigações legais, complementa o Programa Best Online assume-se como um instrumento de formação mais aprofundado, assente numa metodologia de interação com os participantes que permite a aquisição de novos conhecimentos. Os cursos têm a duração de 8h a 15h e organizam-se em várias sessões, de participação obrigatória para a obtenção da certificação, podendo integrar grupos de 30 pessoas.
O Turismo de Portugal procura, assim, contribuir para aquisição e consolidação das competências dos profissionais do turismo, fortalecendo a sua capacidade de resposta aos desafios que se lhes apresentam no contexto atual e estimulando a procura de novos caminhos, essenciais para a superação da crise gerada pela pandemia.
A partir de outubro de 2020 as formações do Turismo de Portugal passam a decorrer na
Academia Digital, uma nova plataforma de gestão de toda a formação executiva disponibilizada pelo Turismo de Portugal e pelas suas Escolas. Esta solução tem como objetivo facilitar o acesso à informação, contribuir para melhorar a experiência de formação e, sobretudo, o conhecimento adquirido.
Recorde-se que desde o início do ano de 2020, o Turismo de Portugal organizou um total de 567 ações de formação online para 56.094 participantes. Em 18 semanas, foram ministradas 168 ações de formação executiva certificada online.