O Programa Interreg Sudoe faz parte do objetivo europeu de cooperação territorial, mais conhecido como Interreg, financiado através de um dos fundos da política regional europeia: o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O período atual de programação contempla desde o ano 2014 a 2020, e é precedido por duas gerações anteriores: Sudoe 2000-2006 e Sudoe 2007-2013.
O Programa Interreg Sudoe, um dos 15 programas do período 2014-2020 dentro de Interreg B, consagrado à cooperação transnacional, apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa. Promove a cooperação transnacional para resolver problemas comuns a dito território, como o baixo investimento em investigação e desenvolvimento, a baixa competitividade da pequena e média empresa e a exposição às alterações climáticas e aos riscos ambientais.
O Programa Interreg Sudoe foi aprovado pela Comissão Europeia, no dia 18 de junho de 2015, com um orçamento de 141 milhões de euros.
// Regiões elegíveis:
Os projetos aprovados são fruto de consórcios compostos por parceiros públicos ou privados de regiões de diferentes países do sudoeste europeu. As regiões elegíveis são todas as comunidades autónomas espanholas (exceto as Ilhas Canárias), as regiões do sudoeste da França (Auvergne, Occitanie, Nouvelle Aquitaine), as regiões continentais de Portugal, o Reino Unido (Gibraltar) e o Principado da Andorra.
Os projetos aprovados pelo Programa tratam de um dos cinco eixos prioritários. Os mesmos foram selecionados por serem aqueles em que a cooperação transnacional tem um maior impacto no sudoeste da Europa:
_ Investigação e inovação;
_ Competitividade das PME;
_ Economia de baixo teor de carbono;
_ Luta contra a alteração climática;
_ Meio ambiente e eficiência de recursos.