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Caminho de Transição do Turismo

Turismo

07.02.2022

​​​​O Transition Pathway for Tourism (Caminho de Transição do Turismo), publicado a 4 de fevereiro de 2022 pela Comissão Europeia​, é o primeiro marco europeu do século XXI a definir uma estratégia de médio-longo prazo para o setor do turismo.

Os desafios que o setor enfrenta, potenciados pelo impacte da pandemia, e os objetivos estabelecidos pela renovada Estratégia Industrial da UE - 2021, levaram a Comissão Europeia a escolher o turismo como o primeiro dos 14 ecossistemas industriais da União Europeia, a apresentar uma trajetória de transição.

Este documento resulta de um extenso processo de co-criação com os stakeholders, através de uma consulta pública, sobre possíveis cenários de transição, e de mais de 30 workshops e reuniões com os principais intervenientes do setor.

O processo, que teve por base as Conclusões do Conselho aprovadas durante a Presidência Portuguesa da União Europeia, ajudou a identificar as ações, metas e condições necessárias para a transição verde e digital e melhorar a resiliência a longo prazo do setor do turismo. Através de 27 áreas de atuação elenca questões como a necessidade de serviços turísticos economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, digitalização dos serviços turísticos e partilha de informação dentro do setor, criação de sinergias transfronteiriças e transetoriais, entre outros.

Processo da implementação:

_ 8 fevereiro 2022 – no evento EU Industry Days - painel de destaque dedicado ao turismo, no qual a Comissão Europeia e as partes interessadas discutem o Caminho de Transição e as próximas etapas de co-implementação.

1.º semestre 2022 – Período de promoção e de divulgação conjunta (Comissão Europeia + Estados-Membros + Destinos) das linhas programáticas e propostas de ações.

2022/2023 – Estudos de inventário (stocktaking) promovidos pela Comissão Europeia (próprios ou realizados por consultoras) que indiquem qualitativamente (tanto na União Europeia como por Estados-Membros e/ou Destinos) áreas e subáreas de operação económica e social, com indicadores concretos para mensurar a evolução dos objetivos identificados.

2.º semestre 2025 – Revisão intercalar das metas, objetivos e atores responsáveis pelas ações, de forma a confirmar não só a capacidade de ação, como para compatibilizar com eventual regulamentação da União Europeia que se encontre prevista ou em desenvolvimento. 

Aproveitando a oportunidade de ser o primeiro ecossistema setorial a ter o Caminho de Transição publicado, foi iniciada a negociação do que se pretende com a Agenda UE Turismo 2030/2050, na qual os Estados-Membros, a Comissão Europeia, as restantes Instituições Europeias e todas as partes interessadas (stakeholders) em geral, para desenhar uma estratégia mais ambiciosa para o setor, desejavelmente com roteiros bienais de ações concretas.


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