// Enquadramento
As propostas devem assegurar uma diversidade de contextos geográficos, bem como a inclusão de uma diversidade de intervenientes provenientes de diferentes setores como o turismo, arquitetura, cultura, economia, agricultura, biologia, entre outros.
// Temas e prioridades
As Soluções Baseadas na Natureza (SBN) podem ser parte integrante dos nossos espaços de vida e contribuir para as comunidades enfrentarem diferentes desafios sociais – desde a regulação do microclima às alterações climáticas, gestão da água, criação de empregos verdes, oportunidades de turismo, regeneração urbana, saúde e bem-estar.
O Novo Bauhaus Europeu (NEB) pretende tornar o Pacto Ecológico Europeu numa experiência positiva e tangível para os cidadãos, ligando-o à nossa vida quotidiana e aos nossos espaços de convivência através de uma abordagem local, participativa e transdisciplinar.
// As propostas devem contribuir para
_ Fornecer soluções visionárias e integradas que combinem inovação baseada na natureza e soluções sociais, culturais ou digitais, com a abordagem NEB.
_ Gestão inovadora do uso do solo, desenho e planeamento urbano.
_ Soluções inovadoras, por exemplo, em áreas protegidas, locais de ecoturismo, infra-estruturas de transporte, edifícios educativos e culturais, etc., contribuindo nomeadamente para a regeneração urbana, oportunidades de turismo, criação de empregos verdes, inclusão social ou saúde e bem-estar.
_ Explorar as ligações e possíveis compromissos (e propor formas de os ultrapassar) entre as metas de biodiversidade nas SBN e no NEB.
_ Soluções que envolvam formas inovadoras de tornar as SBN compatíveis com o património cultural construído.
_ Propor e testar diretrizes e ferramentas inovadoras para a implementação, manutenção, monitorização e avaliação de SBN integrando a abordagem NEB.
_ Desenvolver SBN através da inovação social e das ferramentas necessárias para a participação dos cidadãos e a co-criação de soluções.
_ Incorporar atividades de sensibilização, divulgação e cooperação com comunidades locais, indústria, instituições educativas, centros de investigação, organizações profissionais ou museus e outras organizações culturais.
_ Promover colaborações transdisciplinares sustentáveis.
_ Explorar o papel das SbN e dos NEB na mudança transformadora para fornecer soluções holísticas com vista a enfrentar os desafios globais (clima, biodiversidade, água, económicos, demográficos, etc.),
As propostas devem abordar todos os pontos acima.
// Quem se pode candidatar
Entidades públicas e/ou privadas; organizações internacionais pertencentes a países do Horizonte Europa ou países associados do Programa.
// Composição do consórcio
No mínimo 3 entidades representantes de 3 Estados membros diferentes.
// Orçamento
5.000.000,00€ (montante que visa financiar 2 projetos)
// Ponto de contacto
Horizonte Europa | Cluster 6 - Cluster_6@anipt.onmicrosoft.com
// Data-limite para apresentação de candidaturas
Aviso com duas fases:
1.ª fase: 22 fevereiro 2024 | 17:00:00 CET Time
2.ª fase: 17 setembro 2024 | 17:00:00 CET Time
A informação completa sobre esta Call deve ser consultada no Portal Funding and Tenders da Comissão Europeia.