// ObjetivoDesenvolver projetos de cooperação transnacional destinados a impulsionar transformações positivas, alinhadas com as prioridades da economia verde, promovendo a cooperação entre os países do Mediterrâneo e reforçando os esforços conjuntos no combate às mudanças climáticas.
// Prioridades para a região do Mediterrâneo_ Mais inteligente e mais competitiva.
_ Mais verde e resiliente às alterações climáticas.
_ Mais social e inclusiva.
_ Governança mais forte e cooperativa.
// Temas principais_ Reforço das capacidades de investigação e inovação.
_ Incentivar o crescimento das PME.
_ Avanço de soluções de energia renovável.
_ Reforço de medidas de adaptação às alterações climáticas.
_ Promoção de oportunidades educacionais, garantia de acesso a cuidados de saúde de qualidade e melhoria dos processos de governação local, entre outros.
// Áreas prioritárias da convocatória
_ Eficiência energética
_ Avanço de soluções de energia renovável
_ Gestão sustentável dos recursos naturais
_ Economia circular
_ Proteção dos ecossistemas e comunidades costeiras
// Categorias de projetos
_Projetos de transformação verde: devem ser concebidos tendo em conta uma demonstração significativa e dimensão piloto, com foco no desenvolvimento de abordagens inovadoras para acelerar a transição verde e mitigar as consequências das mudanças climáticas. Soluções scale-up já desenvolvidas e com eficiência comprovada no âmbito de projetos anteriores podem ser consideradas.
_ Projetos Eco-juventude: a vertente juventude tem como objetivo apoiar os jovens a desenvolver ações em prol da transição verde e incentivar a sua participação direta no design e implementação de projetos. Aos projetos eco-juventude são alocados o máximo de 20% do orçamento do convite (16 milhões de euros) e pode centrar-se em todas as prioridades do programa
// Beneficiários_ Regiões de 7 países da UE - Chipre, Grécia, França, Itália, Malta, Portugal e Espanha e de 8 países parceiros - Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Tunísia e Turquia.
_ Entidades que se podem candidatar: autoridades públicas nacionais e regionais, municípios, organizações sem fins lucrativos/da sociedade civil, universidades, organizações de investigação, empresas privadas.
Cada projeto deve ser apresentado por uma parceria que represente um mínimo de 3 organizações de 3 países elegíveis diferentes, incluindo pelo menos um país parceiro mediterrânico.
// Orçamento83,7 milhões de euros.
// Contribuição UENão mais de 89% dos custos totais elegíveis do projeto e o cofinanciamento do projeto deve ser de pelo menos 11% dos custos totais elegíveis.
// Data limite para apresentação de candidaturas: 15 abril 2025 (13h CET).
// Ponto de contacto_ Raquel Rocha -
raquel.rocha@adcoesao.pt_ Olivério Graça -
oliverio.graca@adcoesao.ptNota: A presente informação não dispensa a consulta, junto da entidade
competente, das condições aplicáveis ao presente aviso.