// ObjetivoO principal objetivo do projeto é desenvolver um quadro de monitorização da sustentabilidade e uma ferramenta de autoavaliação de acesso aberto para monitorizar o desempenho da sustentabilidade de pelo menos 80 PME no setor do turismo em 5 países: Dinamarca, Itália, Portugal, Eslovénia, Lituânia. Simultaneamente pretende-se capacitar, sensibilizar e desenvolver as PME na área de inovações sustentáveis.
// Atividades elegíveisA PME do Turismo podem candidatar-se como beneficiárias de várias atividades entre as quais se destacam:
_ Taxas de preparação e auditoria para esquemas de certificação de sustentabilidade (como rótulo ecológico da UE, EMAS, etc.). Formação de peritos externos e capacitação de PME do turismo numa vasta gama de temas no âmbito da transição ecológica e digital, tais como eficiência energética, consumo de recursos, soluções circulares, gestão de resíduos, gestão da água, conceção ecológica, contratos públicos ecológicos, mobilidade e transportes, inovação social;
_ Custos de despesas de viagem para eventos de matchmaking/pitching/investidores relevantes para o turismo, com foco em soluções de turismo sustentável e digital;
_ Apoio especializado externo para o processo de preparação de pedidos de patentes, estudos de viabilidade, prototipagem, testes piloto, demonstrações e apoio à preparação de pitch, documentos FTA e sistemas de TI.
_ Compra, instalação e uso de equipamentos de TI para monitorização do impacto da sustentabilidade, como medidores de consumo de água, balanças inteligentes de resíduos, tablets e outras ferramentas de comunicação inteligentes para incentivar os hóspedes a um comportamento sustentável. (Limite máximo de 20% do valor total da subvenção).
// DestinatáriosMicro, Pequena ou Média Empresa (MPME) com número de identificação fiscal e com atividade económica no sector do turismo (mais informações consultar o site da call indicado)
// Financiamento máximo por projeto9.000,00€
// Taxa de financiamento
100%
// Data de encerramento do programa de formação
28 agosto 2024
// Ponto de contacto de Portugal
A presente informação não dispensa a consulta, junto da entidade
competente, das condições aplicáveis ao presente aviso.