Ao abrigo do Projeto Interreg-Med SuSTowns, o Município de Lagos organiza o webinar "Sustentabilidade, da teoria à prática, nos destinos e nas empresas".
Este webinar decorre online, no dia 2 de dezembro, na plataforma Zoom e tem como objetivo dar a conhecer vários princípios e modelos associados à temática do projeto, através da partilha de conhecimentos de enquadramento geral e elementos para aplicação prática aos destinos e empresas.
O Interreg-Med SuSTowns é um projeto que promove um turismo mais sustentável em pequenas cidades de grande valor histórico, pequenas ilhas do litoral e pequenas cidades do interior, ao longo da costa do Mediterrâneo. Dinamizado em Portugal pela Universidade do Algarve, que integra o consórcio de 10 parceiros, está a ser executado em 7 países (Albânia, Croácia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal) e 18 localidades. O projeto é financiado pelo FEDER e pelo IPA.
Lagos foi escolhida pela Universidade do Algarve como cidade-piloto, não só pela sua sua localização, elevado potencial turístico, nomeadamente costeiro, assim como pelos seus traços históricos e culturais e pela particular atenção que as autoridades locais têm dedicado às novas condições externas, como é o caso das alterações climáticas.
O objetivo desta iniciativa é testar e desenvolver uma nova metodologia de participação ativa e governança, e uma nova abordagem para o desenvolvimento do turismo sustentável em pequenas localidades. Produzir um diagnóstico da sustentabilidade local; novos produtos turísticos; um plano de marketing para os novos produtos; um plano de ação local com iniciativas concretas que envolvam parceiros públicos e privados; um grupo de ação local que receberá formação; e a participação numa rede internacional de pequenas cidades do Mediterrâneo, com as vantagens que essa interação pode gerar.
O programa da sessão inclui a apresentação do Plano Turismo + Sustentável 2020-2023, pela Arquiteta Leonor Picão, Diretora da Direção de Valorização da Oferta, do Turismo de Portugal.
A participação requer inscrição.