A AccessibleEU e o Turismo de Portugal organizam o seminário “Turismo Cultural e Acessibilidade: construir experiências inclusivas”, que tem lugar no dia 30 setembro 2025, no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
O encontro reúne especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre como tornar a cultura acessível a todos, através da partilha de boas práticas, estratégias e estudos de caso.
A iniciativa destina-se a profissionais de turismo, entidades públicas e culturais, bem como a pessoas com deficiência, reforçando a importância da acessibilidade como fator central na valorização da oferta cultural e turística.
A participação neste evento representa uma oportunidade para conhecer soluções inovadoras, nacionais e internacionais, e para contribuir para a construção de experiências culturais mais inclusivas e sustentáveis.
// Programa
10h00 | Sessão de abertura e introdução: importância da acessibilidade no turismo
_ Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal | Jorge Sampaio
_ AccessibleEU | Diogo Martins
_ Turismo de Portugal | Teresa Ferreira
10h15 | O caso do Museu Nacional Ferroviário: um modelo de acessibilidade no turismo cultural
_ Museu Nacional Ferroviário | Manuel de Novaes Cabral
10h30 | Visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário (este segmento não será transmitido em direto)
12h30| Pausa para almoço
13h30 | Boas práticas internacionais em acessibilidade cultural
_ Fundación ONCE | Sonia García-Fraile Cámara
14h00 | Ferramentas para tornar a cultura mais acessível
_ Turismo de Portugal: apresentação dos Guias de Boas Práticas para gestores de equipamentos culturais e promotores de eventos e da norma NP ISO 21902:2022 | Helena Ribeiro
14h40 | Estudo de caso sobre públicos com necessidades específicas em festivais de música
_ Access Lab | Jwana Godinho
15h00 | Pausa
15h15 | A lei Europeia da Acessibilidade (European Accessibility Act): impactos e oportunidades
_ European Network for Accessible Tourism | Ivor Ambrose
15h35| Mesa-redonda: experiências culturais acessíveis, com partilha de boas práticas por parte de museus e festivais
_ Accessible Portugal | Ana Garcia
_ Festival Serralves em Festa | Sérgio Castro
_ MEO Kalorama | Dora Palma
_ Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira | Idalina Nobre
Moderação: Turismo de Portugal | Teresa Ferreira
16h15 | Sessão de perguntas e respostas
16h30 | Encerramento
O espaço é acessível e conta com legendagem e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Participe!