O 3.º Congresso Mundial de Turismo Desportivo reúne, mais uma vez, intervenientes de alto nível destes setores para partilhar ideias inovadoras, melhores práticas e perceções do turismo desportivo, incluindo o seu impacto económico, contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e estratégias para promover eficazmente os destinos através de eventos desportivos e patrocínios.
// Temas da Agenda
_ O Turismo Desportivo nas Agendas Governamentais
_ Modelos de parceria entre governos e entidades desportivas
_ Planeamento de longo prazo no Turismo Desportivo
_ Tendências de patrocínio
_ Alinhamento da marca entre destinos e negócios desportivos
_ Ativação de marca
_ Envolvimento da comunidade em eventos desportivos
_ Melhores práticas em concursos para eventos desportivos
_ Inovação em infraestruturas desportivas e experiência turística
_ Novas tecnologias (i.e., Realidade Virtual, Realidade Aumentada, IoT, Inteligência Artificial)
_ E-desportos
_ Sustentabilidade e estratégias líquidas zero
_ Integração ambiental, social e de governação (ESG) no planeamento de destinos
_ Medindo o impacto
_ Antecedentes do Turismo Desportivo
O Turismo Desportivo é um dos setores que mais cresce a nível mundial, quer em dimensão, quer em volume de mercado. Em 2023, o mercado atingiu um valor aproximado de 609 mil milhões de dólares e prevê-se que cresça a uma taxa de crescimento anual composta de cerca de 16% entre 2024 e 2030.
O turismo desportivo é uma das áreas de maior crescimento no turismo. Cada vez mais turistas estão interessados em atividades desportivas durante as suas viagens, independentemente de o desporto ser a sua principal motivação de viagem. Os eventos desportivos podem promover o turismo desde que com o marketing adequado e as infraestruturas necessárias.
Os destinos reconhecem globalmente o potencial deste segmento e procuram posicionar-se como destinos de Turismo Desportivo através do investimento em infraestruturas desportivas, da licitação para acolher eventos desportivos e da implementação de estratégias de marketing para promover a sua oferta desportiva.