O Turismo de Portugal encerra o programa dos
Encontros (sobre) turismo responsável com duas visitas técnicas em contexto ambiental e social que visam promover a conciliação entre a atividade turística e o impacte positivo nos destinos e comunidades. Estas ações no território são o culminar desta iniciativa que visou abordar temas transversais ao desenvolvimento sustentável e ético no setor, harmonizando a vitalidade da economia global e a preservação dos destinos turísticos para as próximas gerações.
Para esta ação de voluntariado "Regeneração ambiental e recuperação da Biodiversidade", o Turismo de Portugal associa-se à MONTIS - Associação para a Gestão e Conservação da Natureza, para realizar uma ação de voluntariado, dirigida a empresas e profissionais do setor do turismo.
A ação decorre em Carvalhal de Vermidas, uma propriedade com cerca de 5 hectares localizada na Serra do Caramulo, em pleno Parque Natural Local Vouga-Caramulo. Comprada em 2015 através de uma campanha de crowdfunding, é uma das 13 áreas geridas pela Montis. Um incêndio de alta intensidade em outubro de 2017, destruiu a área composta por um carvalhal maduro que se encontra atualmente em processo de regeneração.
A MONTIS é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Tem como principais objetivos o desenvolvimento de processos naturais, a conservação de espécies autóctones, a gestão inteligente de fogos florestais e outros riscos naturais, e o aumento do valor de mercado da biodiversidade. Desenvolve, com empresas e outras entidades, ações de voluntariado para a regeneração ambiental nas propriedades que estão ao seu cuidado.
// Programa09h30 - Encontro na Lapa de Meruje (40.641225, -8.140276)
09h45 - Introdução à MONTIS, ao contexto ecológico do local e explicação da atividade
10h00 - Início da atividade
13h00 - Piquenique *
14h00 - Passeio pela propriedade e registos do trabalho realizado
15h30 Balanço da atividade | Debate sobre atividades de Turismo Voluntário com a MONTIS
16h00 Fim da atividade
* em caso de meteorologia instável será realizado em espaço fechado
// Descrição da atividade_ Condução da regeneração natural, através do corte dos ramos mais baixos até um terço da altura da árvore, escolha dos troncos mais vigorosos e poda dos mais fracos, e remoção de outras plantas com que estejam a competir por luz e nutrientes.
Objetivo: fazer com que a árvore concentre a sua energia no crescimento vertical, tornando-se mais alta e saudável.
_ Plantação de espécies características da serra do Caramulo: carvalhos, castanheiros, loendros, medronheiros e teixos.
// Destinatários
_ Agências de viagens e turismo
_ Agentes de animação turística
_ Alojamento turístico
Número máximo de participantes: 60 pessoas
// Inscrições
Data-limite: até às 17h00 de 27 outubro 2024
Valor da participação: 12€ por pessoa
(O valor inclui refeição (sopa sem ingredientes de origem animal e merenda regional -pão, queijo, chouriço (ou bola de enchidos), alheira vegetariana, pepino e tomate, fruta, doces/mel, biscoitos ou bolos da região, vinho/água/sumo), seguro e ferramentas).
// Estacionamento
Lapa de Meruje (40.641225, -8.140276)
Nota: Alojamento não incluído, mas disponível nas proximidades em Vouzela ou São Pedro do Sul.